Sobre mim

Minha foto
Uma dama que aprecia arte em todas as suas formas. Repleta de sonhos, imaginação e poesia.

AF&LBN

AF&LBN

Marcadores

Eu recomendo:

Arquivo do blog

Facebook

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Geleia de morango e maçã


Eu sou uma adoradora de doces e um dos que eu mais gosto de fazer é geleia. Eu fiz essa receita no último fim de semana e agradou até mesmo o meu namorado que não é muito fã de doces, em especial os que levam frutas na composição. Como a receita experimental deu muito certo eu decidi compartilhar aqui no meu blog.

Rendimento: 1 pote grande de geleia.

Ingredientes:

- 1 bandeja de morangos
- 3 maçãs pequenas
- Suco de 1 limão
- 2 pires de chá de açúcar
- Água

Preparo:
Lave bem as frutas, tire as folhas no morango, descasque as maçãs e tire as sementes e corte as frutas em pedaços. Coloque-as no liquidificador com um pouco de água, bem pouco mesmo, só o suficiente para que o liquidificador consiga triturar as frutas e deixe bater até virar creme. Coloque a mistura numa panela e adicione o açúcar e o suco de limão. Leve ao fogo, mexendo bem até apurar. Então é só deixar esfriar e servir.

A maçã dá um toque aveludado à geleia e fica ainda mais gostoso.

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Atemoia

Quando as atemoias surgiram no mercado eu fiquei muito curiosa para experimentá-las, eu sempre adorei conhecer novas coisas. Eu realmente adorei o sabor e sempre que via no mercado eu comprava. Há mais ou menos 5 anos atrás eu decidi pegar uma das sementinhas da atemoia que eu havia comprado no mercado e a plantar num vasinho, quando ela atingiu um bom tamanho eu a transferi para o solo no quintal. Minha mãe não acreditou que a árvore desenvolveria, mas acho que eu tenho o dedo verde.

E hoje ela está assim com os frutos em desenvolvimento.


Eu colhi alguns e deixei terminar de amadurecer.



Posso dizer que é muito bom poder comer os frutos de uma árvore que você mesma plantou, que pode colher no fundo do quintal.

Para quem não conhece atemoia é uma fruta híbrida resultante do cruzamento entre fruta-do-conde (também conhecida como pinha ou ata) e cherimoia. 




quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Diário da Madrepérola - Chá Ero



Querido Diário,

No último fim de semana fizemos um chá na casa da Paula com a temática Ero e eu levei minha torta de frutas por ser um doce mais refrescante para dias quentes e que também por não derrete r no calor como sorvete. Acabou sendo só nós duas porque a Jaque não pode comparecer, mas foi muito divertido. Eu sempre acho inusitado usar elementos Ero porque parecem não combinar muito comigo, mas acabo gostando do resultado final. 
Provavelmente vamos demorar a fazer outro chá ou piquenique porque a Paulinha está mudando de cidade e eu, ainda não faço a mínima ideia do que vai acontecer comigo nos próximos meses. Vou sentir muita falta de podermos nos reunir num dia qualquer no meio da semana só para fazer bolo ou costurar, para conversar besteira ou ver um filme ou fazer qualquer coisa. Eu vou ficar aqui torcendo para que tudo dê certo para ela e que sempre sejamos amigas.


terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Torta de frutas

Esta é uma das minhas sobremesas favoritas, eu realmente adoro sobremesas que tenham frutas. 
Eu fiz esta receita no último fim de semana e a fiz em grande quantidade, fiz duas médias para levar a um chá na casa da Paula e uma grande para minha mãe e para isso tive de dobrar a receita. Você pode montá-la numa forma de fundo removível grande de 28 cm de diâmetro ou duas médias 14 cm de diâmetro. Não sei quantas forminhas pequenas são necessárias porque eu nunca as fiz em formas pequenininhas. 
A receita em si não é difícil, mas é um pouco demorada para se fazer porque há alguns detalhes importantes.


(Uma das tortas pequenas)


(A torta grande)

Ingredientes:

Massa:
1 pacote de biscoitos de maisena
1/2 caixinha de creme de leite
4 colheres de sopa de açucar
150g de chocolate meio amargo

Creme:
1/2 litro de leite
3 colheres de sopa de amido de milho
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
1 gema de ovo peneirada

Frutas:

Escolha as frutas que mais gostar. Algumas frutas que eu já usei e recomendo são: morangos, maçãs, uvas, cerejas, peras, abacaxi, pêssegos e figos. Você pode usar algumas frutas que já estão na sua geladeira, não precisa comprar exclusivamente para essa receita.

Modo de fazer:

Triture os biscoitos no liquidificador até que fique somente o farelo, coloque numa tigela e misture com o creme de leite e o açúcar. Unte uma forma com manteiga e modele a massa cobrindo o fundo e a lateral da forma e leve para assar. Depois deixe esfriar e enquanto isso derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas e com a ajuda de um pincel de cozinha pincele o chocolate no interior da massa e em seguida leve à geladeira até endurecer. 
Enquanto o chocolate endurece faça o creme. Coloque metade do leite numa panela e adicione o leite condensado, o creme de leite e a gema de ovo, então dilua o amido de milho na outra metade do leite e despeje na panela e leve ao fogo mexendo bem até engrossar. Desligue o fogo e deixe esfriar. Depois de esfriar é hora de montar a torta. Tire a massa revestida de chocolate da geladeira e despeje o creme dentro dela espalhando cuidadosamente, corte as frutas e coloque-as sobre o creme de uma maneira que fique organizada e bonita. Coloque a torta de volta na geladeira e deixe resfriar até o momento de servir.  


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Livro

Livro
Para quem deseja adquirir o livro "As donzelas e as sombras" de Luana Madrepérola, também autora do blog Doce Madrepérola. Clique na imagem.

Seguidores

Postagens populares

Heart it

Instagram