sexta-feira, 28 de março de 2014

A dança da floresta

A dança da floresta

Este livro está na lista dos “50 livros que toda Lolita deveria ler” feito pela Princess Skye no seu antigo blog “Princess Portal”. Claro que inicialmente o que me chamou atenção foi o título, porque afinal eu adoro histórias de floresta, sou assumidamente apaixonada por coisas relacionadas ao universo mori e acho que esse livro tem tanto de mori quanto de loita. Eu li uma breve sinopse do livro antes de compra-lo e me interessei bastante, não me arrependi de maneira alguma desse investimento, encontrei muito com o que me encantar nessa história.

Alguns dados técnicos

Autora: Juliet Marillier
Título Original: Wildwood dancing
Ano de publicação: 2007
Ano da primeira publicação no Brasil: 2008
Editora: Prumo
Gênero: Infanto-juvenil, Conto de fadas



A história se passa num castelo da Transilvânia, Piscul Dracului, onde reside a protagonista e narradora, Jena, uma garota de dezesseis anos. Ela, seu sapo de estimação e suas quatro irmãs guardam um segredo. Nas noites de lua cheia elas abrem um portal para um reino mágico numa floresta encantada onde participam de um baile dançante com criaturas fantásticas. No fim da noite elas retornam ao lar.
O pai, Teodor, permite que as filhas tenham um tipo de educação que não era comum para meninas da época. Elas aprendem sobre economia, e como tomar conta dos negócios do pai, além de geografia, história e todo tipo de conhecimento formal, o que despertando certa indignação em algumas pessoas que acreditavam que as moças deveriam ser treinadas para casar. Quando Teodor adoece ele é obrigado a ir para Constanta, uma cidade onde o inverno é menos rigoroso e que contribuiria para a sua recuperação, e assim Tati e Jena, que são as filhas mais velhas, ficam responsáveis por cuidar dos negócios enquanto o pai estivesse longe.
A doença de Teodor foi o marco para que muita coisa mudasse em Piscul Dracului. Cezar, o primo das meninas, não acha que elas são capazes de controlar os negócios da família e quer a todo custo controlar a propriedade e os negócios, ele é muito ambicioso e amargo, ele acredita que as criaturas mágicas que dizem existir na floresta foram responsáveis pela morte de seu irmão no lago de Taul Ielelor e anseia pelo dia que poderá destruir toda a floresta.
Em meio à história encantadora envolvendo a mágica pagã da floresta e os perigos dos seres da noite há uma discussão feminista sobre o papel da mulher na sociedade, enquanto Jena luta por suas irmãs, pela propriedade do seu pai e pela própria independência. Confesso que fiquei bastante surpresa com o fato de existir um tema como esse dentro da história, porque sempre parece que tudo o que é do universo de contos de fada mantém as personagens femininas no papel de mulheres submissas, delicadas, esperando pelo príncipe encantado.
É um livro para sonhar e se aventurar!

quarta-feira, 5 de março de 2014

7 pontos de beleza importantes para se observar em uma pessoa

Eu me lembro de ter lido uma postagem parecida no Princess Portal e por isso decidi escrever sobre quais pontos de beleza eu acho que são importantes. Eu não falo apenas do aspecto sexual, mas sim de pontos que fazem com que se admire uma pessoa por toda a sua beleza em aparência e espírito.



1 – Os olhos – O fato de eu ter escolhido esses pode não ser novidade nenhuma para a maioria das pessoas, pois eu sempre encontro uma forma de destaca-los nos meus contos. Os olhos são a janela da alma. Que fique bem claro que eu não estou falando somente da cor da íris ou do formato dos olhos, mas de tudo o que eles transmitem, da forma com que fitam o mundo. Olhos que seduzem ou que transmitem doçura, com um brilho especial, que sorriem ou que confortam. Os olhos falam por si e dizem muito sobre quem os possui.

2 – O sorriso – É a manifestação da felicidade e da alegria e é contagioso. O sorriso radiante da pessoa que amamos faz com que o nosso dia fique melhor e esse é o motivo de muitas paixões.

3 – A voz – Não apenas o timbre da voz, mas também o tom com que ele(a) fala, transmitindo os seus sentimentos ou emoções. A voz é uma espécie de música natural de cada pessoa, é a canção que ela lança ao mundo.

4 – A grafia – Esse é um ponto que revela muito sobre a personalidade de uma pessoa. Sempre que eu conheço alguém eu fico ansiosa para conhecer sua grafia, mesmo que a letra não seja caprichada. A forma com que se escolhe as palavras na hora de escrever um texto também revela muito. Às vezes é possível saber quem escreveu um texto mesmo sem a assinatura do autor pelo seu estilo particular de escrever.

5 – O jeito de andar – Esse é um aspecto que pode ser muito charmoso numa pessoa. Um andar elegante, delicado ou mesmo desajeitado é uma espécie de identidade. Quando vemos alguém vindo de longe logo o reconhecemos pelo modo com que caminha.

6 – Os gestos – A forma com que a pessoa gesticula enquanto fala, age ou exerce suas atividades... Toda a manifestação da linguagem corporal que revela tanto sobre as pessoas.

7 – O bom humor – A vida se torna bem mais leve com bom humor! Algumas pessoas irradiam alegria e fazem com que o nosso dia fique incrivelmente melhor! Essas pessoas são incrivelmente belas!

Imagem: Macoto
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...