segunda-feira, 1 de junho de 2020

Etiqueta vitoriana e eduardina na moda lolita (part 1)



Eu recebi esse livro como um presente de uma amiga. Trata-se de um compilado de regras de etiqueta das Eras Vitoriana e Eduardina. Esse exemplar em específico fala sobre como se vestir como uma dama para diversas ocasiões. O que me incomodou um pouco no livro foi não ter um autor ou alguém responsável por esse compilado, é colocado apenas que o conteúdo é retirado de catálogos disponíveis na Biblioteca Britânica (British Library).  
Eu sempre gostei de saber sobre regras de etiqueta e eu fui educada, de certo modo, para ser uma dama. Não que eu seja perfeitamente polida em todos os meus gestos e a todo momento, mas eu cresci ouvindo minha mãe dizer o que era e o que não era coisas de uma moça fazer e a principal era "moça tem que estar bem-vestida". Esse fato foi o que inspirou essa minha amiga a me presentear com um livro sobre regras de etiqueta para se vestir de acordo com a era vitoriana e eduardina. 
Eu acho que muitas ideias do que é ser uma dama são mal-interpretadas nos dias de hoje. De um lado temos a ideia machista de donas de casa submissas com suas casas impecáveis e do outro lado temos mulheres que refutam toda a ideia de ser uma dama e se comportam com total selvageria e falta de modos. Vejamos que há diversas posições entre essas duas ideias onde você pode se encaixar confortavelmente. 
Você pode ser uma dama e ser uma mulher forte, independente e lutar pelas ideias que acredita. Como eu disse, eu cresci ouvindo o que uma mocinha deveria ou não fazer e vendo minha mãe realizar trabalhos incríveis como jornalista, então para mim ser uma dama nunca me passou a ideia de ser uma mulher fraca. 
Eu sempre amei vestuário de época, século XIX e início do século XX são definitivamente meus favoritos, talvez isso tenha me aproximado da moda lolita inicialmente. Eu adoro as inspirações rococó em lolita, mas confesso que as inspirações vitorianas são definitivamente as minhas favoritas. Século XIX tem um romantismo especial, especialmente para quem passou a adolescência sonhando ser uma das mórbidas donzelas que inspiravam poemas como os de Álvares de Azevedo. 
Mas voltando ao livro, como seria aplicar regras vitorianas aos nossos outfits? O que funcionaria? O que podemos aprender com as damas vitorianas? 
Eu decidi focar essa postagem em uma seção específica do livro que diz respeito ao que usar em cada momento do dia. Posteriormente vou trazer regras para ocasiões mais específicas. 



O que devemos ignorar?
Primeiro devo dizer que há muitas regras que eram usadas no século XIX e que podem tranquilamente ser ignoradas nos dias de hoje. Coisas como "se você for muito alta..., se tiver pés grandes..., se as mãos forem grandes...". Eu lembro quando comecei a usar lolita eu li às vezes postagens dizendo "meninas com pernas grossas devem evitar meias brancas e meninas com pernas muito finas devem evitar meias pretas". Ora, deixemos as pessoas vestirem o que se sentem melhor vestindo, Não acho uma boa ideia constranger pessoas por conta de sua aparência ou forma física, quanto menos limitar as possibilidades dentro do seu guarda-roupa. Existem inúmeras blogueiras de moda e celebridades que já quebraram regras do que era apropriado ou não de acordo com suas aparências e o fizeram com destreza. Você pode tudo! Eu não acho conveniência trazer qualquer dessas informações. Todas as regras do livro que dizem respeito ao que usar ou não de acordo com a sua aparência eu vou ignorar completamente.  
A segunda coisa importante a se dizer é: Você não precisa levar essas regras tão a sério, eu sou à favor de que você tenha liberdade para se vestir. Se você é uma gothic ou punk lolita, certamente não vai querer usar cores pastel, mesmo se for pela manhã e está tudo bem. Você ainda pode ser elegantíssima!

O que é fundamental?
Eu trouxe alguns valores vitorianos e eduardinos que dizem a respeito do que, em regra geral, é fundamental para estar bem-vestida. 
- Uma das regras principais ao pensar na sua vestimenta é ver a boa aparência como uma forma de honra e respeito às demais pessoas, especialmente quanto aos anfitriões. 
- O seu outfit deve ser planejado de acordo com as atividades que você terá ao longo do dia, se for convidada para o café da manhã na casa de alguém num domingo, e não houver possibilidade de voltar para casa para trocar seu outfit, deve usar algo que seja igualmente apropriado para a manhã e também para a missa de domingo à noite. Essa ideia foi diretamente retirada do livro, eu não vou à igreja, não sou uma pessoa religiosa.  
- Vestir-se com demasiada extravagância para uma ocasião simples é tão indelicado quanto vestir-se com muita informalidade para uma ocasião elegante. 
- As suas vestimentas também devem levar em conta o clima. Nada de usar roupas pesadas de inverno em climas quentes ou roupas de verão em climas frios. Parece que essa loucura jamais seria cometida, mas é bom lembrar. 

O QUE USAR EM CADA PERÍODO DO DIA? 

Manhã
Não vejo muitas ocasiões em que haja eventos lolita na parte da manhã, mas caso você viva esse sonho de usar lolita todos os dias, eis aqui as regras vitorianas para a vestimenta da manhã. Roupas leves, nada de extravagância, cores claras e o mínimo de acessórios possível. A regra diz para dispensar, inclusive, acessórios na cabeça, o que eu não acho muito apropriado dentro da moda lolita, contudo concordo em simplificar e diminuir o tamanho dos adereços. As estampas não são bem-vindas de manhã, de acordo com a etiqueta vitoriana.

 


Para compor um perfeito outfit lolita para a manhã eu escolhi esse modelo da Victorian Maiden e um simples grampo de cabelo da Metamorphose. Eu trocaria as luvas escuros do manequim por luvas brancas de renda. Os sapatos são da marca brasileira Glitter Bang.
Eu optei por um outfit classical, mas as regras poderiam ser facilmente aplicadas ao estilo Sweet lolita.






A minha sugestão para algo mais sweet seria esse vestido da AP, branco com detalhes em rosa, laço de cabelo também da AP e sapatos de salto baixo. 

Tarde
A tarde pede um meio termo entre a simplicidade da manhã e a formalidade da noite. Esse é um horário do dia no qual muitas lolitas optam por agendar seus encontros e eventos. É possível se vestir com mais simplicidade ou com mais elegância. Você tem um importante chá da tarde? Ou apenas quer passear pela cidade? seu outfit pode variar bastante. Mas definitivamente você pode usar estampas à tarde. 



Eu escolhi dois vestidos apropriados para a tarde. Sendo o primeiro da Infanta e o segundo da Angelic Pretty. Ambos foram pensados para a ocasião de um chá da tarde. Você também terá mais liberdade na escolha dos seus acessórios, incluindo os acessórios para o cabelo. Podendo usar chapéus, corsages ou laços conforme o seu gosto ou a ocasião. 

Noite
Há muito o que se planejar para a noite, as possibilidades são muitas. É possível que você tenha uma ocasião bastante formal ou um jantar simples. A paleta de cores pode variar bastante de acordo com o seu gosto ou com a ocasião. Nos dias de hoje, para pessoas que realizam cerimoniais costuma-se dizer que a regra de etiqueta é usar cores claras durante o dia e cores escuras à noite, mas em ocasiões menos solenes não é preciso tanta rigidez. A regra vitoriana diz que para ocasiões mais simples pode-se usar cores escuras e estampas, mas se a ocasião for um baile, a regra é clara: vestidos de baile jamais deveriam ter feitos em cores escuras, mas falaremos mais sobre a etiqueta dos vestidos de baile em outra postagem. Quanto a uma regra geral sobre a vestimenta da noite: não se deve vestir algo tão simples quanto um vestido matinal.




Eu trouxe três modelos de vestidos que eu acredito que seriam apropriados para um evento à noite, segundo as regras vitorianas. Sendo o primeiro um vestido da Mary Magdalene, o segundo da Moi-meme-Moité e o último da Juliette et Justine. Todos els tem de fato uma inspiração vitoriana e são bastante elegantes, o segundo é mais simples, mas ainda preserva bastante elegância. 

Espero que vocês tenham gostado da postagem, me digam se aplicariam algumas dessas regras ao seu vestuário lolita ou mesmo ao seu vestuário não-lolita e principalmente se querem que eu traga mais regras retiradas desse livro. 

8 comentários:

  1. Muito interessante esse post! Realmente, o tipo de roupa apresentado para cada parte do dia faz bastante sentido ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que consegui combinar as roupas com as regras de vestimenta, fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  2. caramba que texto lindo, sua escrita me encanta madre <3
    Sempre tive dificuldades de pensar em outfits para certas ocasiões mas essa postagem me ajudou bastante em esquematizar algumas. É sempre um máximo estudar as etiquetas que diz muito ainda do nosso social hoje e de como devemos nos vestir, apesar que em mim, não consigo contemplar nenhuma delas no dia a dia como bem sabe UAHUIhauiHAUIhauiHAUIha (mas estou trabalhando nisso), Obg pelo o post maravilhoso e de dizer do conhecimento e ocasiões dessas peças, irei tentar pratica-las.

    Blog: http://damadocerrado.blogspot.com/
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei muito Feliz em ler seu comentário, saber que gostou do que escrevi e que te inspirou.

      Excluir
  3. Oi Luana,
    Amei o livro e gostaria de ter um exemplar. Tb acho que uma dama pode ser e é uma mulher forte.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que compartilhamos a mesma ideia sobre ser uma dama. Acho que é possível achar esse livro no Amazon ou Ebay ou talvez até mesmo um PDF ou ebook.

      Excluir
  4. Achei super interessante você traçar paralelos da etiqueta vitoriana e eduardiana com a Moda Lolita! Sempre fui admiradora dessas épocas e também sonhava em ser uma mocinha ultra romântica do Álvares de Azevedo, embora ultimamente esteja mais tentada por heroínas como Mary Lennox, Sara Crewe e Anne Shirley, todas eduardianas ❤
    Essas regras parecem bem legais pra se inspirar no caso de usar lolita no dia-a-dia, ao invés de apenas em eventos com outras lolitas (que é como muita gente faz atualmente), então achei super útil!

    e sim, damas podem ser mulheres fortes tbm, sempre! ❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado, simm isso é bem legal para quem tem esse plano de usar lolita no dia a dia. Eu mesma adoraria.

      Excluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...