No Natal de 2012 o Ed me deu de presente um kobo (um e-reader) e foi um dos melhores presentes que eu já ganhei. Bem, eu adoro ler, isso não é novidade e o kobo facilitou muito a minha vida. Se eu estiver interessada em comprar um livro ou precisando urgentemente de um eu posso comprar pela internet e fazer o download na hora, eu não preciso ficar esperando o exemplar chegar pelos correios. Além do mais fez com que eu tivesse acesso a livros estrangeiros com mais facilidade e bem mais barato - Eu baixei a obra completa da Frances Hodgson Burnett gratuitamente.
Eu li muitos livros bons este ano, alguns eu já escrevi uma resenha aqui e outros eu gostaria de comentar sobre. No fim da postagem vou listar todos os livros lidos em 2013.
O livro que mais gostei de ter lido
Difícil escolher só um, eu li muitos livros encantadores neste ano, mas se é para escolher eu fico com "Porto" de Luciene Carvalho. Em 2013 eu tive o privilégio de conhecer autores do meu Estado, já que tive a disciplina de Literatura Mato-Grossense. Porto é um conjunto de bairros de Cuiabá que ficam próximos ao rio e é um lugar muito diverso. Ao mesmo tempo que é uma região de muita cultura e História, é também uma região de prostituição e uma lugar onde moraram muitas gerações de famílias que fizeram história e que são sempre muito hospitaleiras. Acho que Luciene Carvalho conseguiu retratar tudo com tanta beleza que até mesmo o que não tem qualquer encanto no Porto ficou cheio de poesia.
O livro que eu menos gostei de ter lido
Houve apenas um cuja leitura me desagradou. "Menino Grapiúna" foi o primeiro e único livro que eu li de Jorge Amado, eu o li porque estava entre os livros de leitura obrigatória na disciplina de Literatura Brasileira III. Sinceramente, eu achei que este livro não me acrescentou nada no caráter literário. É um livro de memórias de infância em que basicamente Jorge Amado nos conta como ele se tornou um grande escritor, mas eu achei que a narrativa sem graça e ao mesmo tempo pretensiosa; porém pretendo ler outros livros do autor para tirar essa impressão.
O livro que mais me surpreendeu
"Justine" do Marquês de Sade. Foi minha primeira leitura do autor e eu juro que estava esperando sexo e violência e o que encontrei foi uma crítica social feita por meio do erotismo na história de duas irmãs órfãs em que uma decide ser prostituta (Juliette) e a outra decide ter uma vida "honesta e digna" (Justine), porém numa sociedade vil e imunda como a nossa em que quanto mais corrupta uma pessoa for mais sucesso ela terá e quanto mais honesta mais fracasso terá. Gostei muito e certamente lerei outros livros do Sade.
O livro que mais me decepcionou
Nenhum livro chegou a me decepcionar, eu poderia citar novamente "Menino Grapiúna", mas ficaria repetitivo e vocês já entenderam os motivos.
O que eu pretendo ler em 2014
Eu quero terminar a saga do Harry Potter e também quero ler "O Senhor dos Anéis". Quero mais Frances Hodgson Burnett, Gail Carson Levine e também Marquês de Sade - por quê não? Também pretendo ler mais literatura clássica brasileira e mundial e muitos livros técnicos para tentar o mestrado. E obviamente quero ler mais do que os 28 livros lidos neste ano.
Lista dos livros lidos
2 - Amar, verbo intransitivo - Mario de Andrade
3 - Irecê a guaná - Visconde de Taunay
4 - Você lembra, pai?- Daniel Munduruku
5 - Parece que foi ontem - Daniel Munduruku
6 - Porto - Luciene Carvalho (Poesias)
7 - Meus verdes anos - José Lins do Rego
8 - São Bernardo - Graciliano Ramos
9 - Menino Grapiúna - Jorge Amado
10 - O Quinze - Raquel de Queiroz
11 - A hora da estrela - Clarice Lispector
12 - Madame Bovary - Gustave Flaubert
13 - Muito além da gramática - Irandé Antunes (teórico)
14 - O jardim secreto - Frances Hodgoson Burnett
15 - A princesinha - Frances Hodgson Burnett
16 - O médico e o monstro -Robert Louis Stevenson
17 - O mágico de Oz- Frank Baum
18 - Ella Enchanted - Gail Carson Lavine
19 - Justine - Marquês de Sade
20 - Macunaíma - Mario de Andrade
21 - Alice no país do espelho - Lewis Carroll
22 - Lira dos vinte anos - Álvares de Azevedo (poesias)
23 - Cabelos molhados - Luís Pimentel (contos)
24 - Little Lord Fauntleroy - Frances Hodgson Burnett
25 - The land of the blue flower - Frances Hodgson Burnett
26 - e-Quintana - Mario Quintana (poesias)
27 - Melhores poemas - Paulo Leminski
28 - Fairest - Gail Carson Levine
E você? O que leu em 2013?