O cumprimento é o primeiro contato que normalmente se tem com outra pessoa, seja na vida ou naquele dia e algumas vezes exigem certos cuidados. Dependendo do lugar, da pessoa e da ocasião você precisa agir de forma diferente. Vejamos algumas regras básicas.
1º Não haja com intimidade com pessoas que não são íntimas.
Guarde os beijinhos e abraços para amigos e parentes. Quando for cumprimentar alguém, com quem você não tem intimidade não o trate de forma tão calorosa. O beijo e o abraço podem soar como atitudes atrevidas e não gentis. Se a pessoa estiver acompanhada do cônjuge, noivo(a) ou namorado(a) isso pode ocasionar uma situação embaraçosa. Além do mais algumas pessoas não gostam de contatos físicos com alguém que não é do seu círculo de amizades. Então, nessa ocasião limite-se a um aperto de mãos. Mas claro que se você costuma cumprimentar alguém do seu trabalho ou escola com beijo no rosto ou abraço não deve deixar de uma hora para outra só por conta dessas frases, afinal é bem provável que você já tenha intimidade o suficiente com essa pessoa para isso.
Pequena observação: O tapinha nas costas que os rapazes costumam trocar também devem ser evitados com pessoas que não são íntimas.
2º Levantar-se ou continuar sentado?
Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm. Quando um cavalheiro está sentado e alguém vem cumprimentá-lo, independentemente de ser uma dama ou outro cavalheiro, ele deve levantar-se. Se for uma dama que estiver sentada e alguém vier cumprimentá-la pode escolher levantar-se ou continuar sentada.
3º O tratamento devido
Quando cumprimentar alguém que exerce um cargo especial dê o devido tratamento ao se referir a ele. Ex: “Doutor Fulano de Tal”, “Padre Ciclano”, “Governador Beltrano”, etc. Essa regra pode ser ignorada se tiver intimidade suficiente com a pessoa para chamá-la somente pelo nome.
4º À distância
Se for cumprimentar alguém a distância não grite, assobie ou abane os braços para chamar atenção da pessoa. Limite-se a um sorriso ou aceno discreto.
5º Durante as refeições
Evite cumprimentar alguém que esteja comendo. Faça-o a distância ou limite-se a um breve aperto de mãos. Não prolongue conversas nesse momento.
6º Não se negue a cumprimentar alguém
Deixar alguém de mão estendida ou virar o rosto quando alguém vem em sua direção para cumprimentar é extremamente grosseiro. Jamais o faça. Não importam os motivos.
Imagem: Origem desconhecida
ah que interessante adorei o texto sobre cumprimentos ;3333
ResponderExcluirConcordo
beijinhs e abraços só pra parentes e amigos MUITO próximos
Muito legal.
ResponderExcluirBeijo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei das dicas...
ResponderExcluir... eu mesma tinha duvidas em relação a alguns cumprimentos
Post muito util e legal : DD
kisses kisses
amo regras de etiqueta.
ResponderExcluirfiz um curso online esses dias, e foi muito válido.
todo mundo deveria fazer.
acho que vou até postar algo no blog sobre.
bjo