domingo, 29 de dezembro de 2013

O que eu li em 2013

No Natal de 2012 o Ed me deu de presente um kobo (um e-reader) e foi um dos melhores presentes que eu já ganhei. Bem, eu adoro ler, isso não é novidade e o kobo facilitou muito a minha vida. Se eu estiver interessada em comprar um livro ou precisando urgentemente de um eu posso comprar pela internet e fazer o download na hora, eu não preciso ficar esperando o exemplar chegar pelos correios. Além do mais fez com que eu tivesse acesso a livros estrangeiros com mais facilidade e bem mais barato - Eu baixei a obra completa da Frances Hodgson Burnett gratuitamente. 
Eu li muitos livros bons este ano, alguns eu já escrevi uma resenha aqui e outros eu gostaria de comentar sobre. No fim da postagem vou listar todos os livros lidos em 2013.



O livro que mais gostei de ter lido
Difícil escolher só um, eu li muitos livros encantadores neste ano, mas se é para escolher eu fico com "Porto" de Luciene Carvalho. Em 2013 eu tive o privilégio de conhecer autores do meu Estado, já que tive a disciplina de Literatura Mato-Grossense. Porto é um conjunto de bairros de Cuiabá que ficam próximos ao rio e é um lugar muito diverso. Ao mesmo tempo que é uma região de muita cultura e História, é também uma região de prostituição e uma lugar onde moraram muitas gerações de famílias que fizeram história e que são sempre muito hospitaleiras. Acho que Luciene Carvalho conseguiu retratar tudo com tanta beleza que até mesmo o que não tem qualquer encanto no Porto ficou cheio de poesia.

O livro que eu menos gostei de ter lido
Houve apenas um cuja leitura me desagradou. "Menino Grapiúna" foi o primeiro e único livro que eu li de Jorge Amado, eu o li porque estava entre os livros de leitura obrigatória na disciplina de Literatura Brasileira III. Sinceramente, eu achei que este livro não me acrescentou nada no caráter literário. É um livro de memórias de infância em que basicamente Jorge Amado nos conta como ele se tornou um grande escritor, mas eu achei que a narrativa sem graça e ao mesmo tempo pretensiosa; porém pretendo ler outros livros do autor para tirar essa impressão. 

O livro que mais me surpreendeu
"Justine" do Marquês de Sade. Foi minha primeira leitura do autor e eu juro que estava esperando sexo e violência e o que encontrei foi uma crítica social feita por meio do erotismo na história de duas irmãs órfãs em que uma decide ser prostituta (Juliette) e a outra decide ter uma vida "honesta e digna" (Justine), porém numa sociedade vil e imunda como a nossa em que quanto mais corrupta uma pessoa for mais sucesso ela terá e quanto mais honesta mais fracasso terá. Gostei muito e certamente lerei outros livros do Sade.

O livro que mais me decepcionou
Nenhum livro chegou a me decepcionar, eu poderia citar novamente "Menino Grapiúna", mas ficaria repetitivo e vocês já entenderam os motivos.

O que eu pretendo ler em 2014
Eu quero terminar a saga do Harry Potter e também quero ler "O Senhor dos Anéis". Quero mais Frances Hodgson Burnett, Gail Carson Levine e também Marquês de Sade - por quê não? Também pretendo ler mais literatura clássica brasileira e mundial e muitos livros técnicos para tentar o mestrado. E obviamente quero ler mais do que os 28 livros lidos neste ano. 

Lista dos livros lidos

1 - O Mulato - Aluísio Azevedo
2 - Amar, verbo intransitivo - Mario de Andrade
3 - Irecê a guaná - Visconde de Taunay
4 - Você lembra, pai?- Daniel Munduruku
5 - Parece que foi ontem - Daniel Munduruku
6 - Porto - Luciene Carvalho (Poesias)
7 - Meus verdes anos - José Lins do Rego
8 -  São Bernardo - Graciliano Ramos
9 - Menino Grapiúna - Jorge Amado
10 - O Quinze - Raquel de Queiroz
11 - A hora da estrela - Clarice Lispector
12 - Madame Bovary - Gustave Flaubert
13 - Muito além da gramática - Irandé Antunes (teórico)
14 - O jardim secreto - Frances Hodgoson Burnett
15 - A princesinha - Frances Hodgson Burnett
16 - O médico e o monstro -Robert Louis Stevenson
17 - O mágico de Oz- Frank Baum
18 - Ella Enchanted - Gail Carson Lavine
19 - Justine - Marquês de Sade
20 - Macunaíma - Mario de Andrade
21 - Alice no país do espelho - Lewis Carroll
22 - Lira dos vinte anos - Álvares de Azevedo (poesias)
23 - Cabelos molhados - Luís Pimentel (contos)
24 - Little Lord Fauntleroy - Frances Hodgson Burnett
25 - The land of the blue flower - Frances Hodgson Burnett
26 - e-Quintana - Mario Quintana (poesias)
27 - Melhores poemas - Paulo Leminski
28 - Fairest - Gail Carson Levine

E você? O que leu em 2013?

5 comentários:

  1. aww obrigada ;~; senti falta de vocÊs também ( sem tempo até para fuçar no blog das amigas :( mas ano que vem volto com tudo *3*
    nossa,você só leu livro massa em 2013! Não consegui ler mais do que 10 livros fora da grade da faculdade (só da facul foram 6), os outros dez eram relacionados a fantasia :')

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu post. Eu acho que não conhecia muitos dos livros que você leu e fiquei curiosa para ler. Depois, fale mais dos autores do seu estado, porque eu não os conheço.
    Esse livro do Leminski é maravilhoso! Eu li quase inteiro, mas quero comprar o livro.
    De Jorge Amado, eu recomendo o A morte e a morte de Quincas Berro d'água, mas eu confesso não ter lido muitos livros dele também.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Madrepérola

    Já li muito, em outros tempos.

    Espero, de coração, que 2014, lhe traga tudo que vc sempre desejou…
    FELIZ ANO NOVO!!!!!!!!!!! HAPPY NEW YEAR!!!!!!!!

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir
  4. A sua lista serve de dicas para comprar livros!!
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua lista e seu post! Já anotei alguns livros que você leu para procurar. Fiquei com vontade de ler alguns deles. Também adoro os livros da Frances e tenho vontade de ler tudo dela. Senti saudades da época da faculdade, adorei todas as disciplinas de literatura brasileira. Eu nunca tinha ouvido falar sobre os autores do seu estado e fiquei interessada em ler o livro que você mencionou. Bjos!

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...