sexta-feira, 28 de março de 2014

A dança da floresta

A dança da floresta

Este livro está na lista dos “50 livros que toda Lolita deveria ler” feito pela Princess Skye no seu antigo blog “Princess Portal”. Claro que inicialmente o que me chamou atenção foi o título, porque afinal eu adoro histórias de floresta, sou assumidamente apaixonada por coisas relacionadas ao universo mori e acho que esse livro tem tanto de mori quanto de loita. Eu li uma breve sinopse do livro antes de compra-lo e me interessei bastante, não me arrependi de maneira alguma desse investimento, encontrei muito com o que me encantar nessa história.

Alguns dados técnicos

Autora: Juliet Marillier
Título Original: Wildwood dancing
Ano de publicação: 2007
Ano da primeira publicação no Brasil: 2008
Editora: Prumo
Gênero: Infanto-juvenil, Conto de fadas



A história se passa num castelo da Transilvânia, Piscul Dracului, onde reside a protagonista e narradora, Jena, uma garota de dezesseis anos. Ela, seu sapo de estimação e suas quatro irmãs guardam um segredo. Nas noites de lua cheia elas abrem um portal para um reino mágico numa floresta encantada onde participam de um baile dançante com criaturas fantásticas. No fim da noite elas retornam ao lar.
O pai, Teodor, permite que as filhas tenham um tipo de educação que não era comum para meninas da época. Elas aprendem sobre economia, e como tomar conta dos negócios do pai, além de geografia, história e todo tipo de conhecimento formal, o que despertando certa indignação em algumas pessoas que acreditavam que as moças deveriam ser treinadas para casar. Quando Teodor adoece ele é obrigado a ir para Constanta, uma cidade onde o inverno é menos rigoroso e que contribuiria para a sua recuperação, e assim Tati e Jena, que são as filhas mais velhas, ficam responsáveis por cuidar dos negócios enquanto o pai estivesse longe.
A doença de Teodor foi o marco para que muita coisa mudasse em Piscul Dracului. Cezar, o primo das meninas, não acha que elas são capazes de controlar os negócios da família e quer a todo custo controlar a propriedade e os negócios, ele é muito ambicioso e amargo, ele acredita que as criaturas mágicas que dizem existir na floresta foram responsáveis pela morte de seu irmão no lago de Taul Ielelor e anseia pelo dia que poderá destruir toda a floresta.
Em meio à história encantadora envolvendo a mágica pagã da floresta e os perigos dos seres da noite há uma discussão feminista sobre o papel da mulher na sociedade, enquanto Jena luta por suas irmãs, pela propriedade do seu pai e pela própria independência. Confesso que fiquei bastante surpresa com o fato de existir um tema como esse dentro da história, porque sempre parece que tudo o que é do universo de contos de fada mantém as personagens femininas no papel de mulheres submissas, delicadas, esperando pelo príncipe encantado.
É um livro para sonhar e se aventurar!

5 comentários:

  1. Oi, Luana! Mais um livro que você indica que parece super legal! Eu gostei muito da resenha e já coloquei o livro no topo da minha wishlist.

    Bom domingo! :)

    ResponderExcluir
  2. Preciso ler esse livro e nossa, essa capa é maravilhosa, babei ç-ç~

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de conhecer a lista dos “50 livros que toda Lolita deveria ler”... você poderia fazer uma matéria sobre isso Madrepérola? *o*
    Obrigada desde já :*

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostei da indicação do livro, você descreve super bem.
    Procurei essa tal lista e não encontrei, você poderia postar no seu blog, ou deixar um link para acesso, por favor?
    Obrigada, e vou ler o livro ^^
    Beijos

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...