A espera pela primavera está sendo realmente inspiradora! No meu último post em que eu falava sobre algumas dicas de como aproveitar a estação e mencionei sobre os sachês aromáticos. Eles são ótimos para colocar dentro das gavetas de roupa, da mala ou mesmo deixar no ambiente porque fica um aroma bastante agradável. Hoje eu trouxe duas dicas de como fazê-los utilizando ervas desidratadas e especiarias.
A primeira opção é bem simples de ser feita e não exige nenhum talento ou habilidade artesanal especial.
Você vai precisar de:
- Ervas secas e especiarias (eu usei folhas de louro, canela em pau, anis estrelado e casca de laranja seca)
- Saquinhos de tule
- Fitas de cetim
Basta colocar as ervas dentro dos saquinhos de tule e prender com fitas de cetim.
Esses saquinhos de tule são encontrados em lojas de artigos para festas ou em lojas de artesanato. Eu comprei um pacote com 10 unidades por R$ 13,50. A minha única dica é para lavá-los antes de começar o trabalho porque eles vem com uma goma que tem um cheiro forte, então até mesmo para não atrapalhar no aroma do sachê.
Minha segunda dica para fazer o sachê é utilizar um saquinho de crochê, então eu vou passar a receita para as crocheteiras de plantão.
Eu usei a linha Anne da marca Círculo na cor Pérola e agulha de crochê de 1,75 mm.
Faça 20 correntinhas mais 3 para subir e faça um ponto alto em cada uma das correntinhas
Na última correntinha acrescente mais cinco pontos altos e trabalhe do outro lado das correntinhas.
Quando chegar à última correntinha faça cinco pontos altos e feche a carreira com um ponto baixíssimo.
Faça 3 correntinhas para subir e no mesmo ponto faça mais 1 ponto alto, 2 correntinhas e mais 2 pontos altos. Pule três pontos e no quarto ponto faça 2 pontos altos, duas correntinhas e mais dois pontos altos.
Ao fim feche a carreira com um ponto baixíssimo, faça mais dois pontos baixíssimos até chegar ao espaço de duas correntinhas entre os pontos altos e então faça novamente 2 pontos altos, duas correntinhas e mais dois pontos altos e seguindo assim entre o espaço de correntinhas até completar 14 carreiras de pontos "v" duplos.
Depois faça uma carreira de 5 pontos altos em cada espaço de correntinhas e arremate.
Como o crochê é vazado as ervas podem escapar no saquinho e para isso vamos fazer uma trouxinha onde elas vão ficar. Comece por cortar um círculo de tecido de algodão de 17 cm de diâmetro.
Com linha e agulha faça pontos de alinhavo bem grandes e comece a franzir o tecido, fechando um pouco.
Coloque as ervas dentro da trouxinha e prenda com alguns pontos de costura à mão.
Coloque dentro do saquinho e prenda com uma fita de cetim.
Prontinhos! Para que tudo fique mais perfumados.
Dicas:
1 - Para deixa as cascas de laranja secarem basta que, assim que você descascar as laranjas coloque-as para secarem num lugar arejado até que fiquem rígidas.
2- Quebre as cascas de laranja e a canela antes de colocá-las nos saquinhos. Para a canela você pode utilizar um martelo de cozinha, já as cascas de laranja podem ser quebradas com a mão.
3 - Outras ervas e especiarias que você pode usar são: cravo, erva-cidreira, alfavaca, alfazema, erva-doce, camomila, maçã desidratada... E mais uma infinidade delas. O único critério é escolher um cheiro que seja agradável ao seu olfato.
4 - Não use frutas ou ervas frescas porque elas vão apodrecer ou mofar.
5 - Quando as ervas começarem a perder o aroma aperte um pouco o sachê para que elas se quebrem um pouco e voltem a soltar a fragrância.