sábado, 13 de setembro de 2014

Sachês aromáticos

A espera pela primavera está sendo realmente inspiradora! No meu último post em que eu falava sobre algumas dicas de como aproveitar a estação e mencionei sobre os sachês aromáticos. Eles são ótimos para colocar dentro das gavetas de roupa, da mala ou mesmo deixar no ambiente porque fica um aroma bastante agradável. Hoje eu trouxe duas dicas de como fazê-los utilizando ervas desidratadas e especiarias. 

A primeira opção é bem simples de ser feita e não exige nenhum talento ou habilidade artesanal especial.

Você vai precisar de:


- Ervas secas e especiarias (eu usei folhas de louro, canela em pau, anis estrelado e casca de laranja seca)
- Saquinhos de tule
- Fitas de cetim


  
 


Basta colocar as ervas dentro dos saquinhos de tule e prender com fitas  de cetim.
Esses saquinhos de tule são encontrados em lojas de artigos para festas ou em lojas de artesanato. Eu comprei um pacote com 10 unidades por R$ 13,50. A minha única dica é para lavá-los antes de começar o trabalho porque eles vem com uma goma que tem um cheiro forte, então até mesmo para não atrapalhar no aroma do sachê.

Minha segunda dica para fazer o sachê é utilizar um saquinho de crochê, então eu vou passar a receita para as crocheteiras de plantão.

Eu usei a linha Anne da marca Círculo na cor Pérola e agulha de crochê de 1,75 mm.



Faça 20 correntinhas mais 3 para subir e faça um ponto alto em cada uma das correntinhas


Na última correntinha acrescente mais cinco pontos altos e trabalhe do outro lado das correntinhas.


Quando chegar à última correntinha faça cinco pontos altos e feche a carreira com um ponto baixíssimo.

 

Faça 3 correntinhas para subir e no mesmo ponto faça mais 1 ponto alto, 2 correntinhas e mais 2 pontos altos. Pule três pontos e no quarto ponto faça 2 pontos altos, duas correntinhas e mais dois pontos altos.



Ao fim feche a carreira com um ponto baixíssimo, faça mais dois pontos baixíssimos até chegar ao espaço de duas correntinhas entre os pontos altos e então faça novamente 2 pontos altos, duas correntinhas e mais dois pontos altos e seguindo assim entre o espaço de correntinhas até completar 14 carreiras de pontos "v" duplos.



Depois faça uma carreira de 5 pontos altos em cada espaço de correntinhas e arremate.


Como o crochê é vazado as ervas podem escapar no saquinho e para isso vamos fazer uma trouxinha onde elas vão ficar. Comece por cortar um círculo de tecido de algodão de 17 cm de diâmetro.


Com linha e agulha faça pontos de alinhavo bem grandes e comece a franzir o tecido, fechando um pouco.


Coloque as ervas dentro da trouxinha e prenda com alguns pontos de costura à mão.

 Coloque dentro do saquinho e prenda com uma fita de cetim.


 Prontinhos! Para que tudo fique mais perfumados.

Dicas:

1 - Para deixa as cascas de laranja secarem basta que, assim que você descascar as laranjas coloque-as para secarem num lugar arejado até que fiquem rígidas.
2- Quebre as cascas de laranja e a canela antes de colocá-las nos saquinhos. Para a canela você pode utilizar um martelo de cozinha, já as cascas de laranja podem ser quebradas com a mão.
3 - Outras ervas e especiarias que você pode usar são: cravo, erva-cidreira, alfavaca, alfazema, erva-doce, camomila, maçã desidratada... E mais uma infinidade delas. O único critério é escolher um cheiro que seja agradável ao seu olfato. 
4 - Não use frutas ou ervas frescas porque elas vão apodrecer ou mofar.
5 - Quando as ervas começarem a perder o aroma aperte um pouco o sachê para que elas se quebrem um pouco e voltem a soltar a fragrância.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

[AF&LBN] Mais 20 dicas para aproveitar a primavera

O tema desse mês no AF&LBN é a primavera. O que combina perfeitamente porque ela chega nesse mês para encher nossos corações de alegria. Em 2011 eu escrevi 30 dicas para Lolitasaproveitarem a primavera e agora eu trago mais 20 delas. E que a sua primavera seja encantadora!



1 – Experimente fazer seu próprio perfume;
2 – Faça sachês aromáticos;
3 – Se você tem talento para as artes plásticas, vá até um lugar com uma paisagem bem bonita e retrate-o numa tela.
4 – Escreva um hai kai sobre a primavera, ou outros tipos de poemas se preferir.
5 – Opte por sobremesas com frutas frescas de várias cores diferentes, com o colorido da estação.
6 – Plante flores no seu jardim, caso more num apartamento pode plantá-las num vaso.
7 – Coloque na sua porta uma guirlanda de flores.
8 – Fotografe a natureza.
9 – Use roupas e sapatos leves, com cores alegres e motivos delicados.
10 – Leia poesias.
11 – Deite-se sobre a relva para contemplar as estrelas e o luar.
12 – Use libélulas e borboletas como inspiração nas artes e no seu dia-a-dia.
13 – Seja anfitriã de um jantar elegante para celebrar a chegada da primavera, com pratos de sabores delicados e bebidas refrescantes.
14 – Aprecie o canto dos pássaros.
15 – Faça exercícios ao ar livre e perto da natureza.
16 – Decore tudo ao redor com flores.
17 – Experimente alguns chás com flores como chá de rosas, de jasmim ou de hibiscos; você pode encontra-los em sachês ou em caixinhas. Não pegue flores de floricultura para usar na culinária e tenha cuidado com as do seu jardim, pois algumas delas podem ser venenosas.
18 – Ouça “A valsa das flores” de Tchaikovsky.
19 – Leve seu cachorro para passear num parque.
20- Abra a janela todos os dias pela manhã e contemple o belo espetáculo da natureza.

Imagem: We heart it
 


sábado, 6 de setembro de 2014

Bolo de banana com frutas secas

Quem me passou essa receita foi uma colega da minha mãe. É uma receita bastante saudável pois não vai açúcar, nem leite ou farinha de trigo e também tem baixo teor de gordura e mesmo assim o bolo ainda é uma delícia. Na última semana eu postei a foto no Instagram e agora decidi compartilhar a receita.

 Ingredientes:

- 3 ovos
- 5 bananas nanicas bem maduras
- 2 xícaras de farinha de aveia
- 1 xícara de damascos secos picados
- 1/2 xícara de nozes picadas
- 1/2 xícara de uvas passas sem sementes
- 1/2 xícara de ameixa seca sem caroço picada
- 1/4 xícara de frutas cristalizadas (opcional)
- 1 colher de sopa de fermento em pó químico

Preparo:

Bata os ovos e as bananas no liquidificador. Passar para uma tigela e juntar com os demais ingredientes. Colocar numa forma untada e levar ao forno até dourar.

O bolo não leva açúcar e o que é responsável pelo sabor adocicado é a banana e as frutas secas.

Eu acrescentei um pouco de frutas cristalizadas à receita original, mas elas contém um pouco de açúcar, por isso eu usei bem pouco, mas fica a seu critério usar ou não.


Espero que gostem da receita e façam. Estou tentando algumas adaptações dela para se tornar mais saudável, quero uma versão que seja também vegana e sem glúten, porque assim pode atender a todas as restrições alimentares.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Porta Estreita






No dia 14 do último mês foi lançado o livro de poesias “Porta Estreita” do meu amigo Joe Sales. O evento foi realizado em uma livraria da nossa cidade e contou com a presença de familiares, amigos e admiradores do seu trabalho. Eu, particularmente, me encaixo nas duas últimas categorias, de amiga e de muito admiradora do seu trabalho. Joe é graduado em Letras e atualmente mestrando no programa de Mestrado em Estudos de Linguagem na Universidade Federal de Mato Grosso.
Meus primeiros contatos com o seu trabalho foi durante a graduação. Li alguns dos seus poemas e posteriormente, numa apresentação cultural num evento da universidade ele declamou alguns poemas em público e acho que aquele foi o primeiro momento que eu pensei “Nossa, ele escreve realmente muito bem!”. Como amiga e como fã sempre torci pelo seu sucesso. Desculpem-me se minha resenha está demasiada pessoal, mas é difícil falar do trabalho de um amigo sem mencionar o relacionamento que temos.
Falemos agora sobre “Porta Estreita”, que é o primeiro livro do autor e fora publicado pela Editora Penalux. O título, além de remeter a um termo bíblico, parece ir simbolizando as diversas portas que se abrem e se fecham, as chaves, as passagens, as experiências...O caminho em silêncio, o vazio, experiências dolorosas e os prazeres da vida. Parece-me que o livro nos direciona a um caminho a uma porta específica, inicia-se com uma dor e caminha até a porta da liberdade.
A linguagem dos poemas vai se construindo de forma muito cuidadosa, formando imagens ora delicadas, ora dolorosas, ora perdidas e que depois se encontram. As lembranças e os sentimentos entremeiam os versos em retratos de uma alma caminhando da prisão do próprio ser para a liberdade. Tentando encontrar o caminho, fugir do vazio na tentativa de conseguir a chave que abre a porta. As diversas chaves e as diversas portas presentes na obra.



Destacarei alguns dos poemas que mais gosto.


Delírio

Uma voz dentro do pássaro
Guarda belezas
As quais aprisionam instintos de recusa
Recusai a chave que vem sem luta
Recusai a chave que vem sem luta

(p.19)

Retrato

Ao amanhecer uma ternura
Pareceu morrer
Ou foi a lembrança que escapou dos olhos?

(p.21)

“vou querer asas nos meus olhos também
Minha visão precisa conhecer rumo novo
Quando o ocaso se confundir comigo
Eu terei 70 anos
Ou serei como Deus?”

Do poema “Para compor minha existência no futuro” (p. 71 e 72).



quarta-feira, 3 de setembro de 2014

[AF&LBN] Destaques de Agosto

Depois de ter ficado algumas semanas sem internet e posteriormente sem computador, usando apenas a 3G do celular, eu decidi colocar a minha vida virtual nos eixos e vou começar por postar os destaques do mês de Agosto no AF&LBN. As meninas trouxeram muitas coisas interessantes e merecem receber o destaque por isso.

Em primeiro lugar vale ressaltar sobre o tema desse mês: coleções. As blogueiras do grupo mostram suas coleções fofas e incríveis. Adorei ver todas elas.

- A Midori Sakura nos mostrou sua coleção de chapéus e meias. Achei tudo muito lindo!
- A Neko Lolita, muito fofa, possui uma coleção de bichinhos de pelúcia.
- A Hoshi, do Pote de Estrelas, não tem simplesmente uma coleção, mas uma família. Uma família de dolls.
- A Milky, do blog Goodbye Johanna, possui diversas coleções que incluem livros, mangás e disquetes.
- A Ichigo, do Sussurro do ar, tem uma coleção mágica que inclui itens de contos de fadas e paganismo.
- A Maria Lolita Hanae coleciona itens de material escolar. Uma coleção muito amável!!

Além das coleções exibidas esplendidamente há outras postagens às quais eu gostaria de dar destaque:

No Pote de Estrelas, a Hoshi escreveu um lindo artigo chamado Meu Castelo: O Bureau em que ela exibi parte da decoração do seu quarto, especificamente sobre a decoração de sua penteadeira e nos inspira, como sempre, para decorarmos nosso próprio castelo.


A Milky fez uma ótima tradução de um artigo da F Yeah Lolita sobre boystyle que você pode conferir na postagem Boystyle: usando calças na moda lolita.


No blog This is my world, a Gio nos mostrou seu trabalho em costura e nos provou que é muito talentosa e habilidosa. Foi uma ótima oportunidade para eu conhecer sua loja La Belle Coraline.


Por último, e nenhum pouco menos importante, a Review que a Ichigo Hime, do Reino do Morango, fez sobre o livro Flower Fairies of the Winter. Fiquei com muita vontade de ler o livro e assim que possível irei comprá-lo.


Parabéns, meninas, vocês foram incríveis em Agosto!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...