segunda-feira, 12 de abril de 2010

O hábito da leitura

Eu sou uma leitora assídua desde muito jovem. Leio de tudo, desde bula de remédio a poesias arcaicas. Para mim não há nada mais prazeroso do que ler um bom livro e acho que ler é um hábito importantíssimo. Já despertei em diversas pessoas com quem eu convivo (ou convivi) o hábito da leitura. Quando leio eu vou para lugares maravilhosos, sonho, vivo maravilhosas aventuras sem sair de onde estou. Só quem gosta de ler sabe o que é isso e quando lemos estamos crescendo como pessoa, porque não no mundo um único conhecimento que não tenha algum proveito.

Para quem ainda não possui essa prática, vou dar alguns motivos de porque adquirir esse hábito e para quem já a possui, veja quantas vantagens você tem:

Desenvolvimento da Linguagem – Com o hábito da leitura você amplia o seu vocabulário descobrindo novas palavras e significados e em que ocasiões elas podem ser empregadas. Conhece novas expressões, figuras de linguagem etc.

Melhorar a escrita – Nós vivemos numa realidade onde escrever é uma exigência em quase todos os lugares. Para fazer uma prova de vestibular ou concurso público, trabalhos de conclusão de cursos superiores, para mandar cartas exigindo o cumprimento dos seus direitos, entre outras coisas. E não há uma maneira mais eficiente de se aprender a escrever se não por meio da leitura.

Aprimorar capacidades cognitivas – quem tem o hábito da leitura costuma pensar de forma organizada, expressar melhor as idéias, ter maior capacidade de concentração e memorização.

Sensibilidade – Não apenas a literatura, como qualquer outra forma de arte torna as pessoas mais sensíveis. Auxilia na expressão e compreensão de sentimentos.

Adquirir conhecimento – Os livros sempre foram as principais fontes de conhecimento e creio eu que sempre serão. A literatura é a base de todas as demais ciências, pois sem essa não haveria outro meio para se propagar de forma tão eficaz.

Desenvolvimento da reflexão e da crítica - Talvez você não se dê conta, mas a literatura foi responsável por grandes mudanças na sociedade, na luta por valores, por direitos e por uma sociedade mais justa. A literatura fez com que as pessoas refletissem sobre um determinado tema e posteriormente desenvolvessem a capacidade de fazer críticas a um determinado tema. Um bom exemplo disso foram poemas abolicionistas que defendiam a liberdade dos escravos negros no Brasil.

Formulação de teorias – Para que se formule uma teoria é importante que se conheça outras teorias, até mesmo para que essa possua credibilidade e só é possível conhecer outras teorias e lendo muito a respeito.

Criatividade – conhecendo tantos universos diferentes, é certo que num determinado momento você crie um que é só seu. Quando se adquire vários conhecimentos, se adquire a capacidade de criar, de inovar, de fazer algo único e exclusivo.


Imagem: A leitora, por Fragonard.

Um comentário:

  1. Ler é, de longe, minha coisa favorita. Mas ando tão sem tempo que tenho ficado mais com filmes, que pecadillo!

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...