Acho muito legal ver pessoas ricas doando grandes quantidades de dinheiro ou deixando toda a sua herança para instituições de caridade. Não desaprovo esta maneira de caridade de maneira alguma e sou a favor de doar dinheiro para instituições sérias, entretanto esta não é a única maneira de ser generoso. Você pode ser generoso sem se quer colocar a mão no bolso. Bastam alguns exercícios diários.
Antes de mais nada vamos fazer o que deveria ser nossa obrigação:
Coisas tão simples como não estacionar o carro na vaga para deficientes físicos ou em cima da faixa de pedestres bem que poderia ser falado uma única vez as pessoas não é verdade? Assim como não ligar o som tão alto, principalmente depois das 10 da noite - Coisas assim sempre devem ser lembradas, afinal não estamos sozinhos neste mundo e cabe a nós nos preocupar com o bem estar de todos ao nosso redor.
Sua atenção vale muito:
Estar atento as pessoas do nosso convívio ou as vezes até um simples desconhecido, muitas vezes é tudo o que uma pessoa precisa para se sentir feliz, além do que somente prestando atenção é possível saber do que realmente alguém precisa.
Seus ouvidos são preciosos:
Quantas vezes você já sentiu vontade de desabafar com alguém? Apenas falar e falar e falar... até esvaziar... Muitas pessoas também se sentem assim, por isso ouvir é tão importante - um exercício que parece simples, mas que na verdade é extremamente difícil, muitas pessoas não sabem ouvir.
Palavras:
Elogios, conselhos, palavras de consolo.. Entre tantas outras categorias de palavra que podem fazer toda a diferença.
Gestos:
Abrir a porta quando uma pessoa carrega algo pesado, ajudar uma velhinha a atravessar a rua, coisas simples, gentis e que não custam nada.
Fazendo o bem inconscientemente:
Nós somos mais acostumados a fazer o mal inconscientemente do que o bem. Pequenas grosserias e atos impulsionados pela ira, mas fazer o bem inconscientemente é bem difícil. Tenho a esperança de que quando as pessoas passarem a fazer isso conscientemente, logo chegaram ao estado de fazer sem perceber (eu me incluo neste quadro).
Não há ninguém que não possa ser ajudado:
Como eu já disse, a questão não é o dinheiro, a muito mais que se possa dar, mesmo a quem acreditamos que possui tudo.
Permita-se ser ajudado:
Deixar que as pessoas te ajudem também pode ser uma maneira de ser generoso. Parece estranho a princípio, mas é uma maneira de dizer a alguém que ela é importante e que outros precisam dele(a).
A mais uma lista enormes de coisas simples que se pode fazer, mas a proposta é: Que tal fazer uma boa ação hoje?
Imagem: tirada daqui
Nota: Talvez eu demore mais a postar ou comentar nos blogs de vocês. As minhas aulas na universidade voltaram e eu estou num trabalho temporário este mês. Então peço desculpas caso isto aconteça e conto com a compreensão de vocês.
adorei o seu post
ResponderExcluirEu aprendi na prática que ouvir as pessoas as vezes pode ajudar e muito.
Ouvir de verdade.
Não só tipo ficar prestando atenção;
Se mais pessoas fizessem isos não iam ter tantas brigas inúteis;.;
Ah eu tb acho lindas, ´só não gosto em mim
Olá!
ResponderExcluirDesculpe por sumir assim!
Estive muito ocupada essa semana e mal peguei no meu computador!!
Amei o post..é extremamente delicado!
Adorei meeesmoo!
Grande beijo para você!
Realmente! São coisas bem simples que se todos fizessem o mundo ficaria bem melhor!
ResponderExcluirAdorei!
Bjos
Adorei o texto! Vc tem razão.
ResponderExcluirNão se preocupe, dedique-se a sua faculdade e qdo puder venha matar a saudade das amigas virtuais.
Bjkas e boa noite.
Concordo com tudo.
ResponderExcluirBeijos.
muito lindo o post ^^, ótimos conselhos. muitas pessoas já me falaram que dinheiro não é a unica forma de ajudar uma pessoa, acho que as vezes uma palavra é mais inportante que dinheiro. no mundo hoje em dia a tanta gente fica em depressão por faltar alguém que ouça os seus problemas:/.
ResponderExcluirNão desapareça, ok? =D