sábado, 23 de maio de 2015

Como cozinhar morando sozinho

Sei o quanto parece um tema bobo para uma postagem, mas esse tem sido um grande desafio para mim. Sempre me pareceu um pouco deprimente preparar uma refeição quando eu não tenho uma companhia, afinal cozinhar é para mim um ato de demonstração de amor e de companheirismo e não apenas preparar algo para comer. Sempre que eu ficava sozinha em casa eu comia algo que já estava pronto ou uma besteira qualquer que tivesse na geladeira ou no armário, mas não preparava nada muito elaborado. No máximo comida congelada. Como eu não posso viver somente de biscoito e comida congelada criei algumas estratégias para me animar a cozinhar estando sozinha e decidi compartilhar com vocês. 


Imagem: We heart it

1) Cozinhar um por refeição torna as coisas mais fáceis e não sobra muita comida. A dica é colocar o máximo de nutrientes possíveis num mesmo prato. Como eu faço com a salada de batata. Uma porção de carboidrato (batata cozida), proteína (eu uso atum em lata ou pedacinhos de peito de peru, mas para quem é vegetariano eu recomendo uma porção de grão-de-bico ou soja em grãos) e os vegetais de sua preferência.


2) Quando te der ânimo para cozinhar aproveite para cozinhar a mais e congelar para quando a preguiça bater.

3) Sopas também são uma boa saída. Você pode pegar aquela porção de legumes cozidos que sobrou, bater no liquidificador e adicionar o que quiser. Por exemplo: eu gosto de adicionar uma porção de carne picada ou requeijão cremoso para dar uma encorpada na sopa. Também recomendo cebolinha e queijo ralado. 

4) Coma algo que te dê prazer. Se você vai cozinhar só para si é melhor fazer algo que goste de comer e que seja divertido para cozinhar. 

5) Tente decorar o seu prato sempre que possível.

6) Quando se sentir solitário ou souber que o dia não vai ser muito bom comece com um café da manhã prazeroso. Pode ser mingau de aveia, ovos mexidos, frutas com granola ou qualquer coisa que você realmente goste ou gostaria de comer pela manhã. 

7) Aprenda a cozinhar com poucos ingredientes e aproveitando o máximo dos alimentos. E sempre que você olhar na geladeira e não encontrar algo que precisa para fazer a sua refeição improvise. Também dê prioridade aos alimentos com prazo de validade menor para não deixar nada perder.

8) Caso você, assim como eu, não tenha uma cozinha muito equipada aprenda a dar novos usos aos poucos equipamentos que você tenha. Como assar bolo de cenoura na panela porque eu não tinha forma.


Deu certo!! 

Essas são as minhas dicas. Espero que cozinhar continue sendo algo mágico para todos!! E se alguém tiver mais dicas para contribuir eu aceito.



7 comentários:

  1. Quando eu fui morar sozinha tinha 17 quase 18, eu não sabia cozinhar NADA , engordei pq comia muito tranqueira, fui aprender a cozinhar pra um só com 20, ai eu cozinhava e congelava, acabava fazendo pra semana toda assim ajudava minha rotina.
    Agora com 23 meu namorado viro meu marido ai ele cozinha todo dia q ta em casa , mas quando se trata de coisas q só eu como continuo os velhos hábitos :3
    Não é uma postagem boba, eu demorei muito para entender todas essas dicas q vc deu. Vai ajudar quem Ler!

    Bom fim de semana :*

    ResponderExcluir
  2. Me divirto ajudando o namorado a cozinhar, porém sou muito avoada e tô sempre colocando a cozinha em area de risco, haha!
    Mas é um bocado divertido preprar nossos breguedetes comestiveis, né :3?

    ResponderExcluir
  3. Deve ser complicado fazer para um só , mas as suas dicas foram preciosas , eu fazia muito quando era só eu e meu marido , sempre congelava é ótimo, agora não sobra mais a familia cresceu.
    beijinhos

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu entendo o sentimento... cozinhar só para uma pessoa é chato. xD Obrigada pelas dicas *-*~

    E nossa, esse teu bolo de cenoura na panela foi... inesperado xD

    ResponderExcluir
  5. Muito boas dicas... Eu sempre gostei de cozinhar para mim. Então nunca tive muitos problemas. Porque quando eu me tornei vegetariana sempre fazia a comida só para mim mesmo. E isso acaba sendo uma demonstração de amor para mim mesma xD

    ResponderExcluir
  6. Que legal que vc está morando sozinha,talvez eu esteja atrasada rs mas mesmo assim boa sorte em sua nova caminhada!

    eu adoro comer,mas cozinhar não é algo q eu curta,ter que cozinhar todo dia pra familia é meio q obrigação,então acabo não curtindo muito
    mas eu tenho meus surtos de querer cozinhar as vezes hahahaha

    ainda bem q meu marido gosta e sempre q ele pode ele cozinha \o/
    bjos

    ResponderExcluir
  7. Eu entendo vc, quando as meninas não estão em casa não vejo graça alguma em cozinhar e acabo comendo uma besteira qualquer para enganar a fome, sem contar que cozinhar poucas medidas é complicado pelo menos para mim.

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...