quinta-feira, 24 de junho de 2010

Críticas, lolitas e itas.

Nós lolitas, aqui no Brasil e em muitos lugares no mundo, queremos cada vez mais adeptas ao estilo para compartilhar gostos em comuns e sair por aí exibindo os nossos outfits. Adoramos quando uma lolita nova aparece porque indica que o “movimento” está crescendo - e isso é ótimo! Tudo fica mais bonito quando está “lolítico”. Seria maravilhoso poder “lolitificar” o mundo inteiro. Entretanto, o que acontece quando surge uma lolita que não se enquadra totalmente no estilo?

Desde que esse surgiu, eu nunca gostei do termo ITA (usado para designar a garota que quer ser lolita e comete erros graves na hora de se vestir como tal). Eu acho essa palavra um tanto quanto desrespeitosa, e sem contar que é a palavra-monstro-assustador para muitas novatas.

Talvez você pense que muitas garotas não entendem nada do estilo e que usam roupas totalmente destoantes da noção de “lolitável”, mas a pior coisa que você pode fazer é manifestar palavras que vão fazer com que ela se sinta no chão. Talvez você pense que as suas críticas são construtivas e que você quer ajudá-la somente, porém é preciso ter cautela ao manifestar sua opinião sobre o estilo alheio, além de chatear uma novata você pode afastar outras garotas que poderiam se interessar pelo estilo e perder a oportunidade de fazer os seus encontros mais divertidos e com mais pessoas.

Eu acho importante que as novatas estudem sobre o estilo e consultem as veteranas antes de montar o primeiro outfit, mas isso nem sempre acontece e algumas garotas arriscam se vestir como lolita tendo como base somente as imagens que ela já viu, seja na internet ou garotas que ela tenha visto em festivais de animes ou encontros. A verdade é que mesmo não estando uma lolita perfeita ela está se sentindo kawaii. Uma crítica mal-colocada pode ser um tremendo balde de água fria na empolgação da lolita que está dando os seus primeiros passos. Ao invés de lançar as suas críticas cortantes, tente prestar a ajuda que ela necessita.

Uma coisa que acontece às vezes é as pessoas confundirem opinião e gosto pessoal com o certo e o errado no estilo. Não é porque você não gosta de um outfit “X” ou de uma subdivisão “X” que a garota está se vestindo mal. É importante saber diferenciar estes dois pontos e prestar atenção ao que diz. Dicas sobre o estilo são sempre interessantes se forem ditas com delicadeza, por exemplo: “Eu acho que esse vestido combinaria mais com um sapato de tal cor” ou “Talvez se você prendesse o cabelo de tal forma ficasse mais bonito neste outfit” – Não é tão difícil, é?

Vale a pena ser simpática com as novatas! Você ganha dessa forma não apenas uma nova adepta do estilo, como também a simpatia de outras garotas que se sentem mais a vontade para ousar se vestir dessa forma.

Imagem: Gothic & Lolita Bibble nº 10

3 comentários:

  1. MARAVILHOSO!
    Não tenho uma palavra melhor para descrever o que eu senti quando li esse post..
    Eu adoro o estilo, sou adepta do estilo e no inicio, tinha muito medo de errar nos meus outfits exatamente por medo de criticas...
    Hoje, quando uma novata chega para mim e me pergunta alguma coisa, tento ser o mais educada e fofa, para que ela não desista..
    Adorei mto o seu post!
    Você está de parabens!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. O problema é quando a pessoa pede ajuda, as pessoas ajudam e ela não aceita, retruca com um "MAS EU GOSTEI". Ora, se gostou e acha que está perfeito como está pq perguntou? Se quer ouvir só elogios vá perguntar pra sua mãe, pro namorado ou pro amigo otaku que acha tudo kawaii, não vá pedir _ajuda_ e _críticas construtivas_ para outras lolitas xD (sempre digo isso)
    A verdade é que ita que é ita é cabeça dura. A maioria das novatas que erra aceita ajuda e evolui. Itas acham que estão certas apesar das tentativas de ajuda.
    Mas é, também é errado apontarem pra menina, chamarem de ita, rirem dela ao invés de explicar o pq está errado e oferecerem ajuda --'

    ResponderExcluir
  3. Não gosto do modo como as pessoas acham que o visual lolita tenha que ser tão preso, afinal, a moda é expressão e está sempre mudando, quer queiramos ou não.

    Também não gosto de pessoas grosseiras e arrogantes... falar que uma lolita é feia não vai fazer de você uma lolita mais bonita, não é?

    Concordo com você, apesar de não me vestir (mais ou somente) como lolita...=)

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...