Sobre mim

Minha foto
Uma dama que aprecia arte em todas as suas formas. Repleta de sonhos, imaginação e poesia.

AF&LBN

AF&LBN

Marcadores

Eu recomendo:

Arquivo do blog

Facebook

domingo, 5 de setembro de 2010

Como costurar à mão

Eu fico procurando por moldes de roupa e encontro diversos que me interessam, a questão é que eu estou sem máquina de costura e, embora eu gostaria, não tenho dinheiro para dispor na compra de uma neste momento, mas refletindo sobre isto: a máquina de costura só fora inventada no século XIX e demorou um pouco até ser popularizada, ou seja as damas dos quadros do período Rococó, com aqueles vestidos enormes e com saias bem volumosas, usavam roupas costuradas a mão e vendo desta forma creio ser possível costurar roupas lindas apenas com linha e agulha. Diante desta conclusão decidi pesquisar um pouco mais a respeito deste tipo de costura e decidi compartilhar com vocês. Segue abaixo alguns pontos que eu encontrei para costura àmão.

Ponto corrido e ponto de alinhavo - os dois são, em teoria, o mesmo tipo de ponto. É aquele velho ponto de sobe-e-desce que todo mundo sabe fazer. A agulha caminha por cima e por baixo do tecido. O ponto de alinhavo é mais largo, ele é usado para unir as partes do tecido antes da costura definitiva, para ver se a roupa está exatamente como se quer - mesmo quando se trabalha com máquina - e também para franzir o tecido. O ponto corrido é bem menor é usado para costuras definitivas em partes do tecido que não fiquem tão a mostra e que não precisem ser esticadas (como na costura lateral da saia por exemplo) e também é usado para fazer bainhas.


Pesponto ou ponto para trás. Ele é também usado no bordado. Este ponto é bem forte e pode ser usado em locais que esticam. Tem também a vantagem de desfiar menos facilmente que o ponto corrido. A única desvantagem é que ele gasta muita linha.


Ponto invisível - é usado para partes da roupa que ficarão a mostra, quando bem feito fica praticamente invisível. Consiste em da pontinhos bem pequenos unindo duas partes do tecido. Os nós ficam no avesso do tecido. Ele comumente é costurado pelo lado avesso e o que fica visível do lado direito são pontinhos quase imperceptíveis.
Algumas dicas:

- Os pontos de costura definitivos devem ser bem pequenos para que a costura fique bonita. No mínimo 6 pontos por centímetro e no máximo 16.

- Use pontos maiores para tecidos mais pesados, muito moles ou esvoaçantes. E pontos menores para tecidos mais leves e de trama mais fechada.

- A prática leva a perfeição, mesmo pontos mais "primários" como o ponto o ponto corrido devem ser treinados para que fiquem perfeitos.


Espero que tenham gostado e que este tutorial ajude. Assim que eu tiver alguma peça pronto eu compartilharei com vocês.

16 pérolas:

Vicky disse...

a feira foi máaaaaaara*--*

Oh obrigada por postar esse turtorial;.;

eu sempre quis fazer ponto invivível e não sabia como;.;

Nossa... deve ser muito difícil costurar tudo à mão. Eu não vivo sem minha máquina e só alinhavo e arremato à mão. Se pudesse, faria tudo na máquina.

Talvez seja melhor treinar primeiro em peças menores, como bloomers ou roupas para boneca. As roupas das minhas boneca eu costurei À mão... porque são muito pequenininhas.

Hadassah disse...

Prefiro usar uma máquina. A máquina já é meio complicado imagina costurar coma agulhas.

beijos

obs: Gostei do seu blog

Deby disse...

que legal.
estou juntando dinheiro para comprar a minha máquina. mas é uma boa idéia ir costurando com a mão antes. Vou tentar fazer roupinhas de boneca. xD

Jenny C. disse...

Adorei o tutorial, Madrepérola! Eu sempre costuro à mão. Comprei uma máquina ano retrasado, mas ainda não me dou bem com ela, acho muito difícil e acabo fazendo tudo à mão mesmo. Preciso urgentemente treinar com a máquina, pois vai facilitar muito as coisas. Mas costurar à mão é muito relaxante!!

Bjooos!

ninha disse...

Oi...
eu adorei o blog.Na primeira visita já aprendi algumas coisas!
Aamoo moda e costura.pretendo aprender mto mais com esse blog !!!

beejo !

Claudia disse...

Obrigado por não me deixar só com esse mesmo pensamento! Como é difícil explicar para os outros que "por hora não tenho grana pra comprar máquina de costura". É claro que todo mundo gostaria de costurar em uma máquina...mas...
Bem, estou com você: vamos costurar a mão até tudo se resolver...bjs

adriana disse...

Adorei, às vezes quebro galhos enormes com costuras á mão.
Quando não se tem cão caça-se com gatos.Adorei suas dicas!!!

Anônimo disse...

Adorei sua postagem. Sempre quis aprender a costurar, vou começar costurando a mão! Obrigada e feliz 2012!

sofa disse...

HI
Como costurar à mão
I'm quite pleased with the ifonrmation in this post.nice and useful!
thank you!

Muito bom, estava procurando alguns pontos faz tempo. Tenho uma máquina de pedal que era de minha mãe e sequer sei usá-la. Tentarei a costura à mão. Muito obrigada pelas dicas! ^.^'

Hey
Como costurar à mão
You're just too excellent, I can see that you paid much attention for this article

Oi.
Sem dinheiro e com apenas 40,00 fui ao centro da minha cidade.
Encontrei panos estampados e simples bonitos e alguns baratos. Comprei.

Comecei a cortar e pensei agora como vou dar para a costureira tudo que eu ja havia cortado sem ela me cobrar uma fortuna por isso? Minha maquina nao quer funcionar de modo algum, a verdade e que so minha falecida vo a entendia...

Ontem passou na Ana Maria que a auto-coostura e toda feita A MAO!

Esta alto costura e apenas para 200 damas no mundo inteiro (se quiser pegue no youtube o programa da ana maria, canal Glob0, do dia 18-07-2012).

Joguei na net e vi que muitas pessoas sem maquina costuram na mão, pensei e agora rsrsrs e ja estou costurando na mão.

Bel disse...

Acho a costura à mão muito relaxante. Funciona como uma terapia,mesmo. Com peças pequenas, é claro, pois roupas etc, tem que ser na máquina, realmente. Adorei as dicas! Minhas micro costuras vão ficar bem melhores agora!

Beatriz disse...

Gostei da dica obrigada.

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Livro

Livro
Para quem deseja adquirir o livro "As donzelas e as sombras" de Luana Madrepérola, também autora do blog Doce Madrepérola. Clique na imagem.

Seguidores

Postagens populares

Heart it

Instagram