quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A diferença sutil entre o Tédio e o Ócio


O tédio é um sentimento de incômodo, cansaço, desgaste... Como se quiséssemos fazer algo diferente do que estamos fazendo, mas não sabemos o que. Como se não soubéssemos mais quem somos. O tédio corrói a alegria pouco a pouco, tão lentamente que quando se dá conta ele já se alojou por completo, sem nos deixar outra escolha se não aceitá-lo. O tédio não necessariamente surge do ócio, como se diz tão firmemente. O ócio pode ser um momento de paz, em que não fazer nada nos enche de brancura cintilante tão macia e confortável que o mundo poderia parar nesse instante. O ócio também pode ser o momento em que perdidos e cegos em meio ao Caos paramos - simplesmente paramos e então a luz surge e nos faz ter uma outra visão, nos faz refletir.
O tédio surge da rotina massante, se assemelha a um labirinto em que andamos de um lado para o outro perdidos, sem achar uma saída. O ócio pode nos induzir a criatividade, é o momento em que paramos, relaxamos e assim conseguimos esfriar a cabeça e pensar numa solução para os nossos problemas.

Imagem: Gothic & Lolita Bibble nº 37

6 comentários:

  1. Adorei a definição e concordo com ela. Tédio é muito chato, mas o ócio é bom, Principalmente pq o tédio nós não o escolhemos, mas o ócio sim.
    Bjkas e uma ótima noite para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie querida!!!
    Adorei a definição!
    Sei exatamente o que é tédio!
    Passei 6 meses tediosos em casa antes de começar a faculdade!
    Amei mesmo!
    Mil beijos e obrigada pelo comentário no blog!
    Bjus!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua definição de tédio!

    Já aconheçia o tédio- e como conheço - mas o ócio, bem, sempre associei a algum momento em que você não tem nada pra fazer, e quer fazer alguma coisa...

    ResponderExcluir
  4. Luana,
    a diferença é mesmo muito sutil!
    Mas eu não gosto dos momentos de tédio, eles nos causam desconforto, me deixam mais ansiosa do que já sou. Mas no tédio, você age, por não gostar da situação, no ócio você aceita!
    É estranho mesmo, não é?
    bjs.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua definição.
    Parabéns x3

    ResponderExcluir
  6. Não vou comentar sobre ócio/tédio pois sou já uma pessoa bem lenta. Mas vou comentar sobre a imagem... me apaixonei assim que vi a g&l nova... eu gosto tanto da briar rose e me identifico tanto com ela... às vezes me sinto dormente.
    Gostaria muito de comprar essa edição para aprender a fazer a camisola.

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...