sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Vamos ser amigos?



Certa vez eu li uma frase que dizia que solidão é não ter a si mesmo como amigo, mas de fato eu percebo que muitas vezes quando nos sentimos sós ou carentes é porque não estamos nos dando o devido valor ou atenção, não estamos sendo bons amigos para nós mesmos. É interessante que de alguma forma as pessoas que têm a si mesmas como amigas costumam cativar mais o carisma de outras pessoas. Parece clichê, mas é a lógica de que é preciso amar a si mesmo em primeiro lugar. É bem possível que muitos problemas de nossas vidas fossem resolvidos com uma boa dose de amor-próprio, que em momento algum deve ser confundido com prepotência ou egoísmo.
Embora isso pareça tão simples que chega a ser bobo a questão não é assim tão simples. No estresse das nossas rotinas esquecemos de fazer pequenos mimos a nós mesmos, esquecemos que devemos ser tratados como prioridade em nossas próprias vidas e cada vez mais nos colocamos de lado em nome de outra pessoas, de nosso trabalho ou simples por preguiça, ou porque não achamos que isso seja importante. Enfim, sempre encontramos uma razão para não nos amar. Não nos achamos dignos do nosso próprio amor.
Por me deparar com essas questões eu pensei em algumas sugestões de como podemos restabelecer essa amizade com nós mesmos.

1 – Trate-se como você gostaria que alguém te tratasse
Ao invés de ficar sempre esperando que o outro faça por você, faça por si mesmo. Trate-se bem! Mime-se! Leve-se para jantar naquele restaurante chique, compre flores para si e perceba o quanto você é especial.

2 – Pense nas coisas que você gostaria de fazer
O que alegraria o seu dia? O seu mês, a sua vida... Faça uma lista se preferir e nessa lista pode conter itens que vão desde tomar sorvete até viajar a Paris, ou o que mais você desejar. Depois comece por fazer aquilo que estiver ao seu alcance e depois vá aumentando o desafio.

3 – Arrume um tempo para si mesmo
Marque na agenda se for preciso que na quarta-feira você irá ao seu restaurante favorito, talvez na sexta você assista àquele filme que está querendo há tempos, ou talvez no sábado vá fazer uma caminhada no parque. De todo modo tire um tempo para si.

4 – Descubra que ficar sozinho não é assustador
Ter companhia das pessoas que amamos é maravilhoso e da mesma forma com que sentimos prazer em estar com os nossos amigos devemos sentir prazer em estar com nós mesmos, afinal a proposta é reatar essa amizade. É bem provável que nesse momento você descubra que pessoa maravilhosa você é. Como você é inteligente, com um ótimo senso de humor, um excelente senso de moda...
Há uma porção de atividades que você pode fazer sozinho. Ler um livro, dançar na sala de estar, ouvir sua canção favorita e cantar com toda a emoção, assistir às suas séries favoritas, fazer artesanato... Faça o que lhe der prazer na companhia dessa pessoa incrível que é você mesmo.

5 – Livre-se do que te faz mal
Você não quer que os seus amigos façam coisas que os deixem mal, que prejudiquem sua saúde ou que os magoem, da mesma forma não queira isso para si. Livre-se de tudo o que te faz mal e faça as pazes consigo mesmo.

6 – O espelho é um bom amigo
Olhe para ele e descubra que você arrasa!

7 – Seja grato por aquilo que já possui
Agradeça ao menos uma vez por aquilo que tem de bom na sua vida e se você não encontrar na de bom para agradecer pode começar pelo fato de estar vivo, de ter um lugar para morar e algo para comer.
E talvez se as seis dicas anteriores parecem difíceis comece por essa.

Independente de como você faça o importante é que consigo reestabelecer essa relação, tenha esse encontro consigo mesmo e reate esse laço tão precioso.

Imagem: We heart it

4 comentários:

  1. Eu to passando por esse momento, é muito complicado quando você acredita em alguém e essa pessoa te decepciona. O q eu tenho feito é me afastar e tenho tentado buscar novos horizontes.

    Gostei das suas dicas sobre o amor próprio, você está certa, as vezesnós valorizamos demais as outras pessoas e não damos o devido valor a nós msms. Eu acho q preciso de um tempo prame amar mais um cadinho rs

    Pastelgothsyndrome.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu texto, as dicas são tão fáceis de serem seguidas, mas na correria do dia-a-dia nos esquecemos...
    Confesso que a primeira dica mexeu muito comigo, e como as vezes nos tratamos de forma tão mesquinha.
    Tem um bom tempo que passei a me amar mais, me aceitar como sou, e percebi que atrai pessoas que me admira e me respeita, sempre atraímos o que pensamos e desejamos, um abraço moça e obrigada pela visita carinhosa no meu cantinho.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post! É sempre bom ser lembrado desse tipo de coisa, e as sugestões são de um simplicidade encantadora. Obrigada por compartilhá-las! :)

    ResponderExcluir
  4. Tão atual e importante essa sua reflexão. Estamos vivendo dias loucos. O estresse, a correria, tudo, tudo tira a gente de "foco", somos atropelados pelos acontecimentos do dia-a-dia :(
    Eu ando exercitando muito o meu interior ultimamente e tem me feito muito bem. Tinha esquecido como é bom ter um tempinho para ficar só, ver um filme, fazer tricô, ler aquele livro esquecido na prateleira... bem, esse livro eu ainda não comecei, mas está nos planos, hahaha
    Dicas preciosas, viu?!
    Bjs

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...