Sobre mim

Minha foto
Uma dama que aprecia arte em todas as suas formas. Repleta de sonhos, imaginação e poesia.

AF&LBN

AF&LBN

Marcadores

Eu recomendo:

Arquivo do blog

Facebook

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Bolinhos com pedras de rubi

Essa receita foi retirada do Livro de Culinária para princesas. Eu ganhei esse livro da minha mãe no começo do ano passado e não é muito difícil imaginar por que ela ela me presenteou com ele, né?


Antes de falar sobre a receita eu vou falar sobre o livro. Ele tem uma edição muito bonita, de capa dura com espiral coberto e detalhes metálicos. A edição é repleta de figuras bonitinhos como coraçõezinhos, coroas e outros elementos desse mundo de contos de fada. O nome das receitas também sempre remetem aos contos de fada e há uma grande preocupação estética na hora de elaborar as receitas e de expor as fotografias. Afinal elas são feitas para princesas, não é?
Como o livro é voltado, principalmente, para meninas, logo no começo da obra há algumas dicas de segurança e higiene na cozinha. Há indicações do número de porções, tempo de preparo e nível de dificuldade e as receitas são divididas em: lanches, festa, chocolate e bolinhos.
O que eu acho que deixou a desejar no livro foi: um sumário mais detalhado, uma vez que você não consegue encontrar a página da receita olhando apenas nele, pois só mostra as páginas das partes que eu citei anteriormente; e eu senti falta de receitas mais leves, como saladas, pratos com vegetais e frutas. A maior parte das receitas são calóricas e é composta de doces, bolos, biscoitos e algumas opções salgadas. Não que isso não seja ótimo, mas seria legal equilibrar, né? Até mesmo para incentivar as crianças a terem uma alimentação mais saudável.

 Os bolinhos com pedras de rubi é uma das minhas receitas favoritas e eu os fiz ontem porque a Paulinha veio me visitar. São bem simples e deliciosos!

Ingredientes:

- 100g ou 1/2 xícara de manteiga sem sal
- 225g ou 2 xícaras de farinha de trigo
- 50g ou 1/2 xícara de cerejas picadas
- Raspas de 1 laranja
- 50g ou 1/4 de xícara de açúcar mascavo
- 1 ovo grande batido
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de canela em pó
- 1 colher de chá de leite
- Açúcar (eu uso açúcar de confeiteiro)

Notas:
- Para uma versão sem glúten substitua a farinha de trigo por farinha de arroz. 
- Você pode usar raspas de limão ao invés de raspas de laranja.
- Além das cerejas você também pode usar morangos ou framboesas. 

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 180° C. Forre uma assadeira com papel manteiga (ou unte com manteiga ou margarina, também funciona).  Coloque a farinha e a manteiga numa tigela e misture com as pontas dos dedos, junte os demais ingredientes, com exceção do açúcar de confeiteiro, amasse bem até formar uma massa leve. Divida a massa em várias porções e modele cada uma de forma irregular. Bem, eu prefiro redondinhos mesmo. Coloque na assadeira e leve ao forno para assar por 15 minutos ou até dourar. Polvilhe o açúcar de confeiteiro delicadamente enquanto os bolinhos ainda estiverem quentes. Deixe esfriar, coloque num recipiente e então é só servir.


Foto dos meus bolinhos

Os bolinhos ficam numa textura bem sequinha, como broa de milho, e você pode servi-los com chá ou leite. 

PS: Continuem se inscrevendo para o sorteio de aniversário do blog e divulgando nas redes sociais.

3 pérolas:

Jenny C. disse...

Eu já vi este livro nas livrarias algumas vezes e fiquei curiosa, mas como estava sempre embalado eu nunca consegui folheá-lo. É uma pena que não tenha maior variedade de receitas.

Os seus bolinhos ficaram com uma cara ótima!! Fiquei com vontade de fazer usando morangos no lugar das cerejas.

Bjs!

Esses bolinhos me remetem ao Mágico de Oz por causa das pedras de rubi, eu gosto muito dessas delicadezas, penso que são um carinho a mais na nossa vida, achei interessante pois são assados, diminuindo um pouco o colesterol prejudicial a nossa saúde :)

Ah, que livro mais fofo!!! Os bolinhos estão com uma "cara" boa, ainda mais porque ficam iguais a broas de milho, como você falou e eu adoooro!
Bjs

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Livro

Livro
Para quem deseja adquirir o livro "As donzelas e as sombras" de Luana Madrepérola, também autora do blog Doce Madrepérola. Clique na imagem.

Seguidores

Postagens populares

Heart it

Instagram