sexta-feira, 18 de março de 2011

No mar tanta tormenta... Na terra tanta guerra


"No mar tanta tormenta e tanto dano,
Tantas vezes a morte apercebida;
Na terra tanta guerra, tanto engano,
Tanta necessidade avorrecida!
Onde pode acolher-se um fraco humano,
Onde terá segura a curta vida,
Que não se arme e se indigne o Céu sereno
Contra um bicho da terra tão pequeno"

Luís de Camões

Eu estava lendo "Os Lusíadas" para a aula de Literatura Portuguesa quando me deparei com este trecho que achei muito bonito, a última estrofe do primeiro canto. Fiquei pensando em quantas vezes nos sentimos assim na vida, em que todo lugar parece ser tormentoso demais para que possamos estar e nos sentimentos tão fracos e perdidos. O melhor da literatura é ver que podemos nos identificar de alguma forma com o que está escrito e mesmo algo que é tão antigo continua, de certa forma, atual.

Embora eu ainda não tenha terminado de ler o livro gostei muito e recomendo, mas aviso que a leitura não é muito simples para quem não está acostumado a ler poesias épicas, mas vencendo esse desafio é uma leitura maravilhosa.

Imagem: History of Atlantic Cable

5 comentários:

  1. Olá Luana

    Vc acaba de me lembrar das minhas aulas de literatura. Quanto li, quanto interpretei. É muito lindo mesmo...

    Vim convidá-la à participar do sorteio de uma joia exclusiva da designer, Eliana Colognese, vc não pode perder.

    Bjoooooooooooo.............

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Luana,
    Gosto muito de Camões, mas confesso que li alguns trechos, nunca inteiro.
    Este trecho me lembrou a tragédia no japão.
    Bjkas e um final de semana maravilhoso para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro Camões e literatura portuguesa. Lembro com saudades das minhas aulas de lit. port. na faculdade. Você já leu Garret?

    Aliás, vc faz Letras??

    Também acho isso de magnifico na literatura: a capacidade de nos identificarmos mesmo com textos muito antigos.

    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Morro de vontade de ler mais não encontro (D:).Deve ser muito lindo, amo livros épicos.

    ResponderExcluir
  5. Doce miga! Amei este post e o penúltimo, sabia?! Camões, em muitas passagens, nos remete aos nossos sonhos e temores mais profundos, isso é um fato. Adorei você sublinhar essa questão em relação ao mesmo querida! Também amei o post sobre Bento boxes, pois sempre procuro imagens e vídeos sobre os mesmos miga! Beijinhos e saiba que eu tbm senti sua falta e de todos..os dias longe são vazios demais! Obrigada pelo carinho miga ;-)

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...