terça-feira, 16 de junho de 2020

Vamos falar sobre chá?



  1. Chá faz parte da cultura lolita, eu decidi falar isso antes de tudo porque parte do meu blog e da minha vida pessoal tem alguma relação com à moda lolita. E a razão para que o chá faça parte da cultura lolita é devido à inspiração da moda e cultura da Inglaterra Vitoriana. Para qualquer pessoa que se pergunte, por menos conhecedora que ela seja sobre a cultura inglesa, há duas coisas que ela certamente vai relacionar a esse país: o chá e a rainha. Em todo o Reino Unido o consumo diário de chá é de 165 milhões de xícaras por dia, o que é o suficiente para encher 20 piscinas olímpicas, então não é à toa que o chá seja lembrado como algo tipicamente britânico, ou tipicamente inglês, mais do que o café da manhã inglês ou do peixe frito com batatas (fish and chips).





O que é o chá inglês?

O chá mais popular no Brasil é definitivamente o chá mate, o que faz algumas pessoas pensarem que o mesmo chá é consumido no Reino Unido, mas não. O chá mate é um produto típico da América do Sul. Na Inglaterra e em todo o Reino Unido o chá mais consumido é o chá preto. Se você for a um café e pedir chá (sem especificar qual tipo de chá) eles certamente vão trazer chá preto, talvez eles perguntem “English tea?” – “Chá inglês?” para confirmar que você quer chá preto e não outro tipo de chá.
O chá preto é feito da erva Camellia Sinesis, a mesma usada para fazer o chá verde. A diferença entre o chá preto e o chá verde é que o chá preto é secado ao ar livre e por isso as folhas oxidam e se tornam escuras, enquanto o chá verde é secado em ambiente fechado, mantendo assim a coloração verde das folhas por não terem muito contato com oxigênio.
Embora receba o nome de inglês, o clima britânico não é propício para o cultivo de chá, ele foi trazido para a Inglaterra por meio de negociações com a Ásia ou do período de colonização britânica, sendo assim o chá inglês é na verdade asiático.

Chá preto ou chá branco?

Essa é uma pergunta que você pode ouvir ao pedir o seu chá num café ou restaurante. Lembro-me quão confusa eu fiquei a primeira vez que eu ouvi alguém me perguntar isso e respondi “chá preto com leite”, e então a pessoa respondeu “Ah, chá branco então”. Resumindo: O chá preto quer dizer apenas chá preto e chá branco é o chá preto com leite.

Como assim chá com leite?!

O chá preto certamente combina com leite, ele tem um gosto bastante forte e é rico em cafeína. Eu não recomendo que outros chás sejam consumidos com leite, não acredito que nenhum outro combine, mas há algumas variedades do chá preto que também não combinam, na minha opinião. Para os veganos, intolerantes á lactose ou àqueles que não consomem leite por qualquer outro motivo é possível consumir chá preto com algum leite vegetal de sua preferência, ou consumi-lo puro, o que não é nenhum problema.
Essa cultura começou, segundo eu ouvi alguma vezes, devido ao fato de que na China quando se colocava o chá quente sobre a xícara de porcelana ela se quebrava, então passou-se a colocar leite frio na xícara antes de despejar o chá para impedir que a xícara se quebrasse, mas nos dias de hoje as pessoas consomem dessa forma somente pelo sabor, uma vez que a técnica de se fazer xícaras de porcelana foi aperfeiçoada para evitar que isso acontecesse.

A que horas tomamos chá?

Em 1840 a Duquesa de Bedford passou a pedir uma refeição no final da tarde por volta das 5 da tarde, uma vez que ela sentia fome entre o almoço que era servido ao meio-dia e o jantar às 20 horas. A refeição era composta de chá, sanduíches e fatias de bolo o que deu origem ao tradicional chá da tarde britânico, diferente do que se pensa ninguém segue à risca essa proposta de tomar chá da tarde todos os dias às 5 da tarde.
Se você for consumir somente a bebida, pode fazê-lo a qualquer momento do dia. Hoje em dia há diferentes tipos de chá na Inglaterra com níveis diferentes de cafeína, próprios para diferentes momentos do dia. Para o café da manhã é costume ter o breakfast tea, com um nível mais elevado de cafeína, para o período da tarde earl grey (uma variedade de chá preto com uma infusão em óleo de bergamota) e para a noite um chá calmante como camomila ou erva cidreira são mais recomendados.

Marcas brasileiras x marcas inglesas

Há muitos chás bons no Brasil, o chá mate é maravilhoso e eu já encontrei chás de frutas ou de ervas deliciosos, mas quando se trata de chá preto acho que pecamos gravemente. Eu costumava tomar chá preto de uma marca brasileira quando era adolescente e depois de ter provado o chá inglês eu descobri que o chá preto de marcas brasileiras não é bom, nunca provei um que realmente fizesse jus ao sabor do chá preto inglês. Eu recomendo, se possível, que gaste um pouco mais num chá importado de qualidade. Eu acredito que Twinings seja a marca de chá inglês mais conhecida no Brasil, outras marcas igualmente boas são Yorkshire Tea e Ahmad Tea.

Eu espero que tenham gostado da postagem e que possam saborear uma deliciosa xícara de chá.  

10 comentários:

  1. Post maravilhoso!!! Vou tentar experimentar chá preto com leite!

    ResponderExcluir
  2. ahhhhhh simmmmmm!!!
    A primeira vez q tomei chá preto foi na sua casa e quando fui comprar nas lojas br's no final ele tinha um gosto de chá mate e me decepcionou demais. Eu não sabia que o chá preto e o chá verde vinha da mesma "arvore" ou folhas, pensar q muda tanto o sabor pela forma de desidratação é uma curiosidade e tanto!
    Amei o post madre e meu chá preto ta acabando UAUihauiHAUIhauh (tinha guardado ele pra levar pra Cuiabá mas acabei tirando pra tomar em casa de novo Y.Y)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post. Quando eu finalmente puder ir ao Brasil vou levar mais chá para você.

      Excluir
  3. Tenho muita curiosidade de tomar chá com leite. Nunca pensei sobre quais sabores combinavam mais ou qual a proporção de leite para chá deveria ser usada. Um post sobre isso seria muito legal.

    Eu não sou particularmente fã do chá preto, mas quando puder darei oportunidade a um de marca inglesa para ver a diferença de sabores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thaw, eu pretendo futuramente escrever mais sobre chás. A proporção depende muito do gosto da pessoa, mas o ideal é que se tenha mais chá do que leite. Eu geralmente coloco de 15 a 30ml de leite numa xícara de 250ml.

      Excluir
  4. Oi Luana,
    Sou chegadinha num chá, mas já tentei tomar com leite a moda inglesa e não consegui!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gosta de chá, eu recomendo tentar uma marca de chá preto inglês. Muito bom.

      Excluir
  5. Amei aprender tanto sobre chá! Desde que comecei em lolita, já achava bonitinha essa associação com o chá. Saber que a história do chá das 5 não era lenda urbana e realmente começou com a realeza britânica faz ser ainda mais interessante tomar chá usando lolita <3

    realmente sou fã do chá mate, quente, frio ou na forma de chimarrão, mas adoro os sabores diferentes da Twinnings! Quanto às outras marcas inglesas, infelizmente nunca vi por aqui.

    Agora vou ver se compro chá preto da próxima vez!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Talvez você encontre Ahmad mais facilmente que Yorkishire tea.

      Excluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...