sexta-feira, 12 de junho de 2020

Etiqueta vitoriana e eduardina aplicadas à moda lolita (parte 2)

Eu fiquei muito feliz com a repercussão da minha postagem sobre regras de etiquetas vitorianas e eduardinas aplicadas à moda lolita (confira aqui caso ainda não tenha lido), então eu decidi fazer uma segunda parte. Na minha opinião essas regras são bastante úteis para quem deseja usar lolita com mais frequência, porque você não precisa aprisionar os seus vestidos até o próximo encontro, mas como eu disse anteriormente elas também não precisam ser encaradas com tanta rigidez. A proposta é: se uma parte das inspirações na moda lolita são das eras vitorianas e eduardinas, por que não ver o conceitos que se tinha sobre moda nessas épocas?



Além do que a gente já aprendeu sobre como se vestir de acordo com cada momento do dia, o que mais as damas vitorianas e eduardinas podem nos ensinar sobre vestimenta? Vamos ver de acordo com cada situação. 

TRAJE DE PASSEIO 

O traje de passeio vai depender muito da ocasião e do lugar por onde você vai passear. Para a cidade recomenda-se um vestido simples, porém que ainda tenha um toque de riqueza. 

Minha escolha foi esse vestido da Angelic Pretty, simples se levarmos em consideração que as inspirações dessa marca podem ser bem extravagantes, mas ainda com toda a riqueza e delicadeza que uma lolita merece. 

Para o campo é importante que use um bonnet, de palha ou de barbatana de baleia. - Sinceramente fico feliz que não seja mais preciso matar baleias em nome da moda, hoje em dia podemos usar barbatanas de metal e claro que para uma inspiração country lolita o bonnet de palha é muito bem-vindo. De modo geral acho bem adequado usar algo para cobrir a cabeça no campo. 



Tanto no campo quanto na cidade uma capa é necessárias. De tecidos leves quando for verão e de um tecido mais pesado quando for inverno. A capa protege suas roupas da poeira ou de qualquer outro inconveniente que vier a arruinar o seu traje, é um item que praticamente desapareceu dos guarda-roupas da atualidade, mas eu gostaria de usar ao menos uma vez na vida. 

Um modelo que achei apropriado para o verão, podendo ser até mais curto, na minha opinião. 

Convenhamos que esse modelo da Meta é uma fofura! Essa foi minha escolha para uma capa de inverno.

Caso for pegar uma carruagem para visitar alguém a capa pode ser substituída por um xale, seguindo a mesma lógica das capas, recomendá-se lã para os dias frios e algo leve como musseline em dias quentes, os xales também são recomendados para chás da tarde e ocasiões em que esteja em locais fechados - Parece uma ideia estranha para muitas pessoas usar xales com lolita. Existe uma postagem em inglês, sobre como deixar o seu outfit mais "vitoriano" no blog F yeah lolita e que uma das recomendações era para que se usasse um xale, se puder confira aqui. A minha opinião é: xale é uma peça muito elegante, você pode fazer o seu próprio xale se souber costurar, tricotar ou fazer crochê e pode adicionar muita beleza ao seu outfit em diversos diferentes estilos, mas se o xale não te convencer você pode usar um cachecol no inverno, ao invés do xale. 




TRAJE PARA ANDAR À CAVALO 

Eu não conheço lolitas que andem à cavalo e não sei se as que andam o fariam usando um outfit lolita. Bom, andar a cavalo era algo mais comum no século XIX do que que é hoje em dia, mas eu acredito que essas regras podem ser aplicadas a outras situações como andar de bicicleta ou de motocicleta (Talvez você deseje seguir uma gangue de motociclistas no estilo da Momoko de Kamikaze Girls). 

  
Para ocasiões como essa recomendá-se que suas roupas sejam tão compactas quanto for possível. Nada de anáguas muito volumosas ou saias exageradamente longas. 

De alguma forma esse outfit me fez lembrar muito os trajes para cavalgada da era vitoriana. 


TRAJE DE BAILE 

Esse é o momento de mostrar toda a sua beleza e extravagância, mas as regras vitorianas são claras quanto a alguns detalhes. 

1 - Um vestido de baile jamais deve ser confeccionado em cores escuras, deve ser sempre leve e delicado, confeccionado em materiais finos e o mais graciosos possível; 
2 - Deve-se usar luvas longas de modo a cobrir toda a extensão dos braços; 
3 - Meias, sapatos e luvas devem sempre combinar com o vestido; 
4 - Os sapatos em tons metálicos, como dourado e prateado, são fortemente encorajados. 

Esse seria, definitivamente, um perfeito vestido de baile para lolita, seguindo as regras de etiqueta vitorianas e eduardinas.

Luvas longas, como recomendado, essas são da Victorian Maiden.


O sapato é num tom de rosa metálico. O que adiciona um toque de riqueza e beleza ao outfit. 

Eu vou acrescentar um detalhe às regras do vestido de baile que o livro não fala, mas que eu fui ensinada desde sempre. É de fundamental importância vestir-se bem, contudo há ocasiões em que a sua roupa não deve se destacar demais. Nunca tente se vestir de forma mais extravagante que a noiva ou a aniversariante, por exemplo, em ocasiões como essa você deve deixar as estrela principal brilhar mais que você, mas é claro que nos eventos em que você é a protagonista pode-se vestir com toda a extravagância que quiser.

Espero que tenham gostado e que essa postagem tenha sido inspiradora.  

5 comentários:

  1. Gostei muito do post! Fiquei apaixonada por esse bonnet de palha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Sempre achei que os bonnet de palha uma fofura. Já vi alguma lolitas gringa usando.

      Excluir
  2. fiquei impressionada que os bonnets antigamente era feitos com barbatana de baleia O.O
    O xale é algo que queria adicionar nos meus outfit's, acho q daria uma graciosidade muito bonita e não esquentaria muito aqui no MT.
    A dica de trocar os cavalos por moto ou bike achei genial! imaginei eu de bizinha andando de lolita a regras da moda vitoriana UIAHuiahUIAHU vou ter q fazer um outfit de cavalgada q combine com as cores da minha biz e tirar foto agora IUAHuiahUIAHUIhauiHA
    PS: lembra q eu n curtia a ideia de sapatos metálicos, prateados ou dourados? então... Como sempre estou começando a gostar da tendencia xD

    Ótimo post e o kesley mandou abraços O/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito ver esse outfit. Vai ficar uma graça! Realmente lolita sempre faz com que a gente desafie os nossos gostos e nos mostra outras possibilidades.

      Excluir
    2. PS: manda abraço para o Kesley também

      Excluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...