segunda-feira, 19 de julho de 2010

Tutorial - Touca de dormir (ou de banho)


Post especial para Butterfly, que perguntou sobre o molde da touca de dormir. Bem, achei este tutotial que eu traduzi. A mob cap, como é chamada em inglês, pode ser usada como touca para dormir, para o banho ou em algum outfit que achar que combine, enfim como quiser.

Para fazer a sua mob cap você precisará de:

- ¾ de um pedaço de tecido de 1 metro - de qualquer tipo ou plástico se quiser fazer a mob-cap como touca de banho) na verdade são 36 polegadas, que correspondem a 91,44 cm então arredondei para 1 m – achei estranha esta medida, então penso que na verdade são 75 cm mais ou menos.

- fita de revestimento (não sei se há uma tradução correta em português, em inglês é casing tape – seria uma fita em que se pode introduzir outra fita ou elástico dentro. Segue imagem)

- Elástico de meia polegada

Esta é uma casing tape.


Diagrama do molde:

1) Faça o molde da coroa (parte redonda que ficará no topo da sua cabeça) e as abas, conforme a figura, copiando o gráfico num papel quadriculado. Prenda o molde com um alfinete no tecido – a coroa perto da dobra como mostra do diagrama. Corte três partes.

2) Costure as duas partes da aba para formar um anel. Coloque as abas na parte correspondente na coroa, deixando os lados a mostra para fora e costure-os, como mostra a figura. Vire a touca com a face para fora e dobre as abas para trás os lados que não devem ser mostrados juntos, fazendo assim as abas com tecido duplo. As abas duplas ao longo da costura. Aperte bem. ( No tutorial não fala a respeito, mas talvez seja bom costurar).

3) Costure a fita de revestimento por dentro da touca, cobrindo a costura, deixando uma abertura para inserir o elástico. Corte um pedaço de elástico que caiba na sua cabeça quando esticado. Insira o elástico na fita de revestimento. Junte as extremidades e apare se necessário.

Na pintura de Willian Hippon Gadsby, uma garotinha usando uma mob cap no seu outfit. Nome da pintura "A little girl in a mob cap with a basket of apples".

5 comentários:

  1. Obrigada, madrepérola! Eu adorei o tutorial. Assim que eu tiver um tempinho vou me aventurar na máquina de costura e tentar fazer uma touquinha para mim.
    A pintura da menina com touca é tão bonitinha!

    ResponderExcluir
  2. Adorei!! Vou tentar fazer quando eu tiver um tempinho!!

    Oh, vc tb é Embaixadora Hello Kitty *o* Eu tb sou :)

    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Eu não consegui imaginar a touca usada sem ser para tomar banho ou dormir até ver a pintura ^^"

    Eu usava muito touca de banho quando era criança, agora não consigo colocar meu cabelo todo dentro, é tão esquisito :~

    Adorei o post das camisolas :D Eu tenho pijamas de morangos, mas não são lolitáveis... .-.

    ResponderExcluir
  4. Ei querida!!!!
    Nossa....amei o tutorial!!
    Vou até entar fazer uma pra mim..
    Achei mega charmosa essa touquinha!
    Amei msm!!!
    beijoss

    ResponderExcluir
  5. HI
    I'm quite pleased with the ifonrmation in this post.nice and useful!
    thank you!

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...