Ter sentimentos ruins é natural do ser humano - e incontrolável muitas vezes. É muito difícil que você não passe por alguma situação que abale o seu estado de espírito, te deixando irritada, frustrada ou deprimida. Nós estamos o tempo inteiro reagindo aos estímulos do mundo e das outras pessoas. Ter sentimentos ruins não faz de você uma pessoa fraca ou mau - o que faz a diferença é como você lida com estes sentimentos.
Às vezes em meio ao impulso do sangue fervendo fazemos e dizemos coisas das quais nos arrependemos posteriormente, outras vezes não conseguimos enxergar soluções óbvias - como se estivéssemos parcialmente cegos. A verdade é que em meio ao caos e com o coração transbordando sentimentos negativos não achamos a luz no fim do túnel e nos desesperamos, gritamos, choramos sem achar uma saída. O que fazer então?
Claro que cada problema apresenta uma solução diferente e seres humanos não são como máquinas programadas que apresentam sempre o mesmo código para resolver os problemas, mas algumas atitudes podem fazer a sua cabeça esfriar para que você ao menos consiga pensar em alguma solução sensata.
- A primeira é respirar fundo, contar até 10, 100, 1000... até conseguir se acalmar. Afinal, falar ou agir impulsionada por emoções ruins não costumam ter bons resultados.
- Se achar necessário, peça licença e se retire do local ou da situação por alguns instantes. Vá para um local tranqüilo onde possa ficar sozinha.
- Estando sozinha, espere o sentimento desagradável passar. Esvaziar é sempre bom. Cada um tem uma maneira de fazer isso, seja falando sozinho, chorando, escrevendo ou dando socos no travesseiro. (Melhor no travesseiro do que em alguém, não?).
- Quando esvaziar por completo reflita sobre a situação com bastante calma e sensatez. É bem provável que então você encontre uma solução.
- Se tiver que conversar com alguém sobre algo que te desagradou, faça quando já estiver calma e de forma solene. - Mas fale sempre. Omitir-se é péssimo. Só fará com que o seu coração se encha cada vez mais de sentimentos ruins e acabe prejudicando o seu corpo. (Afinal, estima-se que boa parte das doenças são causadas por fatores emocionais).
- Com o tempo aprendemos a lidar com as nossas emoções, com mais naturalidade e já não necessitamos de tanto esforço.
Outras coisas que são importantes neste processo de lidar com as emoções negativas:
- Fazer coisas que lhe dão prazer e estar ao lado de pessoas agradáveis ajudam a aliviar as tensões quando as coisas não vão bem na sua vida.
- Conversar ajuda a esvaziar os sentimentos ruins de dentro de você. Seja com um amigo ou com um profissional (psicoterapeuta).
- O diário (de papel) pode também ser um grande aliado para descarregar os sentimentos ruins.
- Algumas pessoas gostam de ter lugares onde gostam de ficar sozinhas quando querem fugir do mundo, eu acho uma boa, desde que seja um lugar seguro.
- Se puder passe um dia no SPA, vá ao salão de beleza ou a uma massoterapeuta - qualquer lugar que faça você sentir que tem alguém cuidando e mimando você para que se sinta relaxada.
- Um bom chá calmante pode ser melhor do que uma pílula para dormir. Camomila e erva-cidreira são excelentes.
Imagem: Lefebvre
Oi querida,
ResponderExcluirQdo eu posso, eu aplico a regra das 48 hs. Se algo ou alguém me incomodam muito, eu procuro resoler o problema depois de 48 hs, pois se depois de 48 hs aquilo estiver incomodando ainda, então é melhor tomar providências, mas a verdade é que, normalmente, os problemas perdem a sua importância depois de 48 hs.
Bjkas e um ótimo final de semana para vc.
Gostei desta regra.
ResponderExcluirAdorei suas dicas, aplico várias delas nestes momentos.Tb gostei da regra das 48h! Sabemos que nessas horas, tudo o que pudermos fazer para controlar a situação é bem vindo!
ResponderExcluirBjos e bom fim de semana!!
eu normalmente procuro escutar musica, sempre me acalma normalmente não tenho lá muitas coisas que me perturbam, mais as dicas foram bem vindas xD
ResponderExcluir