quinta-feira, 22 de julho de 2010

Lidando com sentimentos ruins


Ter sentimentos ruins é natural do ser humano - e incontrolável muitas vezes. É muito difícil que você não passe por alguma situação que abale o seu estado de espírito, te deixando irritada, frustrada ou deprimida. Nós estamos o tempo inteiro reagindo aos estímulos do mundo e das outras pessoas. Ter sentimentos ruins não faz de você uma pessoa fraca ou mau - o que faz a diferença é como você lida com estes sentimentos.
Às vezes em meio ao impulso do sangue fervendo fazemos e dizemos coisas das quais nos arrependemos posteriormente, outras vezes não conseguimos enxergar soluções óbvias - como se estivéssemos parcialmente cegos. A verdade é que em meio ao caos e com o coração transbordando sentimentos negativos não achamos a luz no fim do túnel e nos desesperamos, gritamos, choramos sem achar uma saída. O que fazer então?
Claro que cada problema apresenta uma solução diferente e seres humanos não são como máquinas programadas que apresentam sempre o mesmo código para resolver os problemas, mas algumas atitudes podem fazer a sua cabeça esfriar para que você ao menos consiga pensar em alguma solução sensata.

- A primeira é respirar fundo, contar até 10, 100, 1000... até conseguir se acalmar. Afinal, falar ou agir impulsionada por emoções ruins não costumam ter bons resultados.

- Se achar necessário, peça licença e se retire do local ou da situação por alguns instantes. Vá para um local tranqüilo onde possa ficar sozinha.

- Estando sozinha, espere o sentimento desagradável passar. Esvaziar é sempre bom. Cada um tem uma maneira de fazer isso, seja falando sozinho, chorando, escrevendo ou dando socos no travesseiro. (Melhor no travesseiro do que em alguém, não?).

- Quando esvaziar por completo reflita sobre a situação com bastante calma e sensatez. É bem provável que então você encontre uma solução.

- Se tiver que conversar com alguém sobre algo que te desagradou, faça quando já estiver calma e de forma solene. - Mas fale sempre. Omitir-se é péssimo. Só fará com que o seu coração se encha cada vez mais de sentimentos ruins e acabe prejudicando o seu corpo. (Afinal, estima-se que boa parte das doenças são causadas por fatores emocionais).

- Com o tempo aprendemos a lidar com as nossas emoções, com mais naturalidade e já não necessitamos de tanto esforço.

Outras coisas que são importantes neste processo de lidar com as emoções negativas:

  • Fazer coisas que lhe dão prazer e estar ao lado de pessoas agradáveis ajudam a aliviar as tensões quando as coisas não vão bem na sua vida.
  • Conversar ajuda a esvaziar os sentimentos ruins de dentro de você. Seja com um amigo ou com um profissional (psicoterapeuta).
  • O diário (de papel) pode também ser um grande aliado para descarregar os sentimentos ruins.
  • Algumas pessoas gostam de ter lugares onde gostam de ficar sozinhas quando querem fugir do mundo, eu acho uma boa, desde que seja um lugar seguro.
  • Se puder passe um dia no SPA, vá ao salão de beleza ou a uma massoterapeuta - qualquer lugar que faça você sentir que tem alguém cuidando e mimando você para que se sinta relaxada.
  • Um bom chá calmante pode ser melhor do que uma pílula para dormir. Camomila e erva-cidreira são excelentes.
Imagem: Lefebvre

4 comentários:

  1. Oi querida,
    Qdo eu posso, eu aplico a regra das 48 hs. Se algo ou alguém me incomodam muito, eu procuro resoler o problema depois de 48 hs, pois se depois de 48 hs aquilo estiver incomodando ainda, então é melhor tomar providências, mas a verdade é que, normalmente, os problemas perdem a sua importância depois de 48 hs.
    Bjkas e um ótimo final de semana para vc.

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas dicas, aplico várias delas nestes momentos.Tb gostei da regra das 48h! Sabemos que nessas horas, tudo o que pudermos fazer para controlar a situação é bem vindo!

    Bjos e bom fim de semana!!

    ResponderExcluir
  3. eu normalmente procuro escutar musica, sempre me acalma normalmente não tenho lá muitas coisas que me perturbam, mais as dicas foram bem vindas xD

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...