domingo, 23 de janeiro de 2011

Talheres, pratos, copos e outras dicas

Fiz esta postagem diante do comentário da Deby sobre como se portar diante de tantos talheres na mesa. Eu pesquisei um pouco porque também tinha dúvidas sobre alguns quesitos, então trago as informações que eu encontrei.

Na dúvida use os talheres de fora para dentro

Quando estamos diante de uma mesa onde há mais do que um par de talheres, eles são sempre colocados conforme a ordem com que eles serão usados e é sempre de fora para dentro e raramente são colocados mais do que três pares de talheres. Os garfos são comumente colocados do lado esquerdo do prato e as facas do lado direito com a cerra voltada para o lado do prato, com exceção do garfo de mariscos que será colocado do lado direito. Se for servida sopa, então a colher será colocada do lado direito, juntamente com as facas.

Garfos

O garfo de jantar, também conhecido como garfo de carne é o garfo maior e é normalmente colocado a direita do garfo da entrada. O garfo de peixe e de salada são menores que o garfo de jantar e estarão a direita ou esquerda do garfo de jantar, dependendo da ordem com que forem servidos os pratos.


Facas

Não há uma faca especial para salada, mas é bem provável que haverá uma faca para que você utilize juntamente com o garfo de salada, mas a salada não deve ser cortada, caso seja servida uma folha inteira de alface você deverá fazer uma “trouxinha” com ela antes de levar a boca. As facas seguem a mesma ordem dos garfos, sempre de fora para dentro e correspondendo a ordem dos garfos. A faca de jantar (ou de carne) é a maior e faca de peixe tem um formato diferenciado. A faca de manteiga será colocada no prato de manteiga.


Guardanapo

Ele estará sobre o seu prato quando você se sentar a mesa, provavelmente ele estará preso com um prendedor que você vai retirar e o guardanapo deverá ser aberto e colocado sobre suas cochas. Use-o sempre antes de beber alguma coisa para não sujar copos e taças. Depois de usá-lo coloque-o sobre a mesa ao lado do prato sem dobrá-lo, mas sem amarrotá-lo.

Colher de sopa

Quando usar a colher para sopa ela deve ser enchida sempre para o lado oposto da borda da mesa.

Pratos

Será colocado um prato de base e o conforme forem servidos os demais pratos eles serão colocados sobre este prato base, quando terminar de comer o prato base continua na mesa e o prato que estiver sujo por cima será retirado.

Copos e taças

Geralmente quem estiver servindo encherá os copos apropriados para cada bebida. Alguns são mais fáceis de identificar como a taça de champagne que é alongada. A taça de água é normalmente colocada logo a cima das facas.

Como devo agir

Os livros de etiqueta recomendam que se segure a faca com a mão direita e o garfo com a esquerda. Depois de pegar os talheres eles não devem mais ser repousados sobre a mesa, mesmo que você não os tenha usado. Se precisar repouse os talheres na borda do prato, sem deixar que os cabos toquem a mesa, preferencialmente o garfo do lado esquerdo e a faca do lado direito, se cruzando e quando terminar de comer, posicione a faca e o garfo diagonalmente do lado direito e novamente sem que os cabos toquem a mesa.

Sobremesa

É provável que para a sobremesa você encontre garfo e colher. Você segura o garfo com a mão esquerda para que a sobremesa não escorregue para fora do prato e com a colher na mão direita você pega a sobremesa e leva à boca; mas se preferir poderá usar só um dos dois

Outras questões

- Não mova o prato, ele deverá continuar no lugar onde foi posto.

- Você poderá repetir o prato, mas somente depois que todos já tiverem se servido e que tenha o suficiente para as demais pessoas se servirem.

- Sirva-se das porções de alimento sem ficar escolhendo o pedaço que mais lhe agradar, mas pode ser que o anfitrião lhe pergunte qual parte do frango, por exemplo, lhe agrada mais e você pode se servir da que mais lhe agradar – desde que não tenha de competir com ninguém por ela – Lógico!

- Caso você seja alérgico(a) a algum alimento, não consuma o alimento por uma questão religiosa ou seja vegetariano(a) poderá avisar ao anfitrião sobre isso. Se possível avise quando receber o convite para o jantar, assim o anfitrião se preparará para recebê-lo.


Nota:

Espero que tenha esclarecido as dúvidas da Deby e das demais pessoas que leram o post, eu aconselho que leiam mais detalhadamente nas páginas que estão nas minhas fontes.

Fonte:

Etiqueta e boas maneiras

Homens Modernos

Portal das jóias

Imagem: Caixa poeirenta

9 comentários:

  1. Oi Luana ^______^
    Obrigada pelo ocmentário, fico feliz que tenha gostado!

    Eu achei esse psot bem interessante, ainda assim é u mnegócio muito complicado +______+ mas já ajudou bastante :D

    Kissus =**

    ResponderExcluir
  2. Olá! Agradeço o comentário que deixou no meu blog.
    Nossa estava lendo todo o seu blog, e você escreve muito bem!
    Sobre os talheres eu tinha feito uma pesquisa para a minha irmã que esteve numa situação dessas e não soube o que fazer, mas você esclareceu bem mais, obrigada!
    Eu vi que no seu blog, você coloca muito sobre a esducação, eu percebo que ela esta se perdendo, sempre que vou falar com alguem, se a pessoa for mais velha me refiro a ela como "senhor(a)" ai as pessoas começaram a reclamar "senhora? ta me chamando de velha?" ai hoje pergunto "posso chamá-la de senhora?" e a maioria me olha feio, e mandam chamar de 'você'.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, você salvou minha vida. O post ficou ótimo e muito bem explicado. além dos talheres você ainda tirou muitas dúvidas sobre o comportamento. Antes eu pensava que repetir o prato era falta de educação. Muito obrigada, de novo.

    ResponderExcluir
  4. Oi Luana,
    Vou acabar saindo educadinha aqui do seu blog. Ótimo post sobre o uso e colocação dos talheres.
    Bjkas e uma noite maravilhosa para vc.

    http://gostodistonew.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. é realmente muito bom saber dessas coisas.
    meu pai em uma viagem para Portugal teve problemas com os copos e taças.
    ele disse algo sobre os garçons sempre encherem a sua taça se você a deixar virada para cima. ^^
    e aí ele teve que ficar tomando o mesmo vinho milhares de vezes, até um amigo explicar. rsrs'

    kissus :*

    ResponderExcluir
  7. Mais do que esclareceu, iluminou muito minhas dúvidas!
    Confesso que seus posts sempre são úteis e como já disseram: é muito bom saber dessas coisas, principalmente para jantares mais formais.
    Obrigada por este post <3

    ResponderExcluir
  8. Adoro essas regras de etiqueta... adorava estudar isso quando eu era criança. rs Eu acho divertido e sempre acaba sendo útil uma hora ou outra.

    ResponderExcluir
  9. o que me atrapalha são os copos .o.
    adorei seu blog, e obrigada pelas dicas lá no meu,

    Bjs

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...