domingo, 6 de março de 2011

Plante seu jardim


Você já quis acordar de manhã abrir a janela e se deparar com uma visão florida? Isso parece um sonho distante demais para você? Saiba que ter um jardim pode ser menos difícil do que você pensa tudo o que você precisa é de algumas dicas simples.

1ª Espaço disponível para o jardim

Esse é um fator que deve ser considerado. Para quem mora em apartamento ou numa casa onde a maior parte do chão é cimento a melhor alternativa são os vasos. Você pode cultivar uma árvore de pequeno porte como uma pitangueira num vaso grande. Outra dica são os jardins verticais. Ocupam pouco espaço e podem ser cultivados em quase todo tipo de residência. A escolha das plantas deve levar em consideração o espaço, árvores de grande porte não devem ser cultivadas muito próximas da sua casa e não devem ser plantadas na calçada por conta dos fios elétricos, além do mais as raízes de plantas de grande porte costumam ocupar muito espaço o que pode facilmente quebrar a calçada da sua casa.

2ª Clima

O ideal é escolher plantas que condizem com o clima do lugar onde você mora. O melhor são as plantas da região onde você mora, mas se você quiser uma planta de outro lugar do país ou de fora do país recomenda-se averiguar se as condições climáticas são parecidas com a região de origem da planta.

3º Solo, adubo e água

Se você tem uma planta em mente que queira adquirir o ideal é estudar sobre ela antes de colocá-la em algum lugar da sua casa. Procure na internet ou em livros e revistas sobre jardinagem a respeito dessas informações. Algumas plantas necessitam de mais água que outras ou de um tipo diferente de solo ou de adubo, essa é uma informação que não dá para generalizar.

4º Onde adquirir

Num viveiro você poderá adquirir uma planta em desenvolvimento ou totalmente desenvolvida que poderá ser plantada diretamente no sol; mas você também poderá comprar mudas e sementes pela internet, pegar a semente de alguma árvore que você encontrou pelo caminho ou ganhar uma muda de alguém. O importante é que a planta que você adquirir esteja em bom estado e que você cuide dela corretamente.

Imagem: Toda perfeita

10 comentários:

  1. Olá Luana

    Acredito que todas as pessoas, que amam plantas tem um espaço, por menor que seja, só que não se dão comta. Existe até um tipo de plantação , muito interessante em vidro. Não lembro o nome, já tive um, na época que morava em um apartamento tipo.

    Amanhã tem "AS VIAGENS DA KINHA"...

    Bjoooooooooo..........

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo com a moça chamada Kinha, se vc ama plantas não importa o espaço do lugar, um planta tem otimas energias, eu tenho um pequeno jardim, mas meu gato esta destruindo (pq minha familia solta ele e não fecha o jardim).
    Criar um jardim é terapeutico.=*

    ResponderExcluir
  3. Olá! Fiz um video tutorial de Art Nail, se te interessa dá uma olhada e me diz o que achou?
    bjussss

    ResponderExcluir
  4. Da para cultivar tambem ervas como hortela e melissa para fazer cha!

    ResponderExcluir
  5. Ter um jardim é um maximo!
    Antes eu cuidava de um bonsai, mas ele secou T_T
    infelizmente, eu me esforço, mas não tenho dotes para cuidar de um jardi xD
    Minha avó planta hortelã e mais um montão de coisa tipo o boldo que ela usa pra fazer chá pra dor de garganta =D
    Bjoos

    ResponderExcluir
  6. Oi Luana,
    Eu até tinha um jardinzinho meio mixo, mas depois dos gatos... bye jardinzinho. Eles destreoem tudo!
    Bjkas e uma semana maravilhosa para vc.

    www.gosto-disto.com

    ResponderExcluir
  7. Adoraria ter um jardim de rosas na minha janela. Mas moro em apartamento... para compensar, tenho algumas plantas dentro de casa.

    ResponderExcluir
  8. ah sempre quis ter um jardim!
    queria aprender a fazer aqueles vitorianos, esqueci nome, que ficam dentro de vidros...

    ResponderExcluir
  9. Olá Luana


    FELIZ DIA DA MULHER!

    Bjoooooooooooo...........

    http://amigadamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Cuidar de jardim da trabalho, mas faz mto bem pra gente! Em casa fazemos questão de ter toda area do quintal cheia de plantas e flores, eh mto bom!!

    Bjinhos e bom restinho de semana!!

    ResponderExcluir

O que você pensa a respeito? A sua opinião é muito importante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...