Sobre mim

Minha foto
Uma dama que aprecia arte em todas as suas formas. Repleta de sonhos, imaginação e poesia.

AF&LBN

AF&LBN

Marcadores

Eu recomendo:

Arquivo do blog

Facebook

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Introdução à técnica do Scrapbook




Sendo Lolita ou não, montar um scrapbook é algo adorável!! Uma forma criativa de montar um álbum de fotografias para mostrar para os amigos e familiares, algo que se pareça com você, que seja fofo, divertido, elegante, charmoso... Enfim, com o seu estilo!

Algumas curiosidades históricas

Dizem que a arte do scrapbook começou há muitos séculos na Europa onde as pessoas registravam os fatos através de diários, algumas pessoas usavam um tipo de álbum chamado Commonplace book em que o dividiam em escrever poemas, fazer anotações e guardar pequenas relíquias como mechas de cabelo. Na Inglaterra do século XIX a Rainha Victória expunha seu scrapbook no Palácio Real. Além dela outras pessoas notórias dedicaram seu tempo a arte do scrapbook como Thomas Jefferson e Mark Twain.

O que é preciso saber para começar a fazer um scrapbook?

Além de expor suas fotos de uma maneira criativa algo que se deve levar em conta é a conservação das fotos, então é importante que os materiais utilizados não contenham ácido na composição. um dos maiores "vilões" das fotos é o ácido PVC (polivinil), ele pode deteriorar as fotos com o passar dos anos. Sempre que for escolher os materiais (cola, adesivo, papel, álbum...) verifique se é livre de ácido.
Alguns materiais de scrapbook podem ser caros, porém se você souber usar a criatividade não precisará gastar tanto dinheiro, por exemplo: você pode desenhar e recortar os papéis ao invés de comprar uma coleção de furadores de papel para fazer sua primeira página de scrapbook.

Para começar:

Você pode começar escolhendo um álbum onde queira colocar os seus trabalhos, algumas folhas de papel, uma tesoura comum e cola. Escolha papéis e elementos que combinem com a(s) foto(s) que colocará na página. Se for uma foto em que você esteja usando Sweet Lolita coloque adesivos de doces ou de lacinhos, uma tag combinando com as cores da sua roupa e  alguns recortes de papel no formato de corações, estrelas, lacinhos... Usufrua da sua imaginação e doçura. Para se inspirar veja alguns tutoriais de scrapbook. - Depois postarei alguns aqui.

Álbum: 

Você pode usar um álbum com plásticos para colocar as páginas prontas do scrapbook ou um caderno com folhas de papel em que você colará as fotos, molduras, recortes, etc. Eu, particularmente escolhi a segunda opção. É possível também montar o próprio álbum encadernando algumas folhas de scrapbook. Lembre-se que você também pode decorar a capa do seu álbum.

Papéis:

Você encontrará papéis próprios para scrapbook nas papelarias, eles são livres de ácido e são os mais recomendados para conservar suas fotos. Há papeis em cores lisas, estampados, com purpurina... Enfim, uma variedade de estilos para combinar com você. Você pode fazer molduras para suas fotos, tags, recortes em formatos variados... Há também páginas prontas para scrapbook com um design, molduras e um espaço para colar as fotos. Essa pode ser uma boa opção se você não sabe por onde começar.

Para colar:

Assim como os papéis a cola usada deve ser própria para scrapbook, as colas brancas comuns possuem ácidos que podem deteriorar suas fotos com o passar do tempo. Uma outra opção para colar é a fita autocolante com espuma, também conhecida como fita banana, além de colar ela deixa as fotos ou os demais elementos da página em alto relevo, também é boa para quando for colar apliques de metal ou miniaturas no seu álbum.

Algumas sugestões de outros materiais que você também pode usar:

Adesivos (próprios para scrapbook)
Papel vegetal
Tesouras artesanais
Furadores (com formas variadas)
Ilhóses
Botões
Linha de bordado (sim, fazer bordado no papel)
Cantoneiras para fotos
Apliques de metal
Miniaturas
Boleadores
Rendas
Fitas de cetim









2 pérolas:

ichigo hime disse...

Super legal o post ♥ (as fotos também mto fofas)
Quero muito começar um tb. Acho ainda mais legal pq desde a fotografia digital a gente perde um pouco do hábito de revelar as fotos e fazer álbuns, essa é uma ótima forma de resgatar ♥

Betty Gaeta disse...

Oi Luna,
Depois destas fotos digitais, eu fiquei preguiçosa e raramente mando imprimir as fotos no papel. Preciso mudar, pois adoro álbuns.
Aproveite o final de semana!
Bjs

GOSTO DISTO!

Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Livro

Livro
Para quem deseja adquirir o livro "As donzelas e as sombras" de Luana Madrepérola, também autora do blog Doce Madrepérola. Clique na imagem.

Seguidores

Postagens populares

Heart it

Instagram